Trajetos da Negociação Coletiva Trabalhista: Sindicatos dos Metalúrgicos e dos Bancários do Rio de Janeiro

Autores

  • Elina G. da Fonte Pessanha UFRJ
  • Luisa Barbosa Pereira UFRJ
  • José Luiz Soares UFRJ

Resumo

O artigo enfoca as opções e iniciativas do movimento sindical dos trabalhadores e o comportamento da Justiça do Trabalho, sempre em relação aos processos de negociação coletiva entre patrões e empregados. Procuramos demonstrar os limites e possibilidades que a ativação da justiça pelos trabalhadores introduz nos processos de negociação e confronto entre os atores do capital e do trabalho, tendo por base pesquisas sobre as mobilizações dos sindicatos dos metalúrgicos e dos bancários do Rio de Janeiro nos anos 2000, bem como documentos da Justiça do Trabalho e do DIEESE. Palavras-chave: Negociação Coletiva Trabalhista, Greves, Justiça do Trabalho, Repertório e Performance de Confronto. Abstract The paper focuses on the initiatives of the union movement of workers and the behavior of the Labor Courts, always in relation to collective bargaining between employers and employees. We demonstrate the limits and possibilities that activation of justice by the workers introduces during the processes of negotiation and confrontation between the actors of capital and labor, based on research about the mobilization of banks and metal industry workers’ unions from Rio de Janeiro in the 2000s, well as documents of the Labor Courts and DIEESE. Keywords: Collective Bargaigning, Strikes, Labor Justice, Repertoire of Contention and Contentious Performances.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elina G. da Fonte Pessanha, UFRJ

Doutora em Ciências Humanas pela Universidade de São Paulo. Professora Associada do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pesquisadora do CNPq. Publicou recentemente o livro “Operários Navais-Trabalho, Sindicalismo e Política na Indústria Naval do Rio de Janeiro” (7Letras, 2013).

Luisa Barbosa Pereira, UFRJ

Doutora em sociologia pelo Programa de Pós Graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Pesquisadora vinculada ao Grupo de Estudos do Trabalho e dos Conflitos Sociais da Universidade Nova de Lisboa (Portugal) e ao International Institute of Social History (Amsterdam-Holanda). Docente no Colégio Estadual João de Oliveira Botas. Autora de “Justa causa pro patrão” (Multifoco, 2012).

José Luiz Soares, UFRJ

Doutor em sociologia pelo Programa de Pós Graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Autor de trabalhos no campo da sociologia do trabalho e do direito como "Conciliar é legal? Uma análise crítica da aplicação da conciliação na Justiça do Trabalho" e "Pelos princípios ou pelas regras: o caso Embraer e as disputas jurídicas na Justiça do Trabalho".

Downloads

Publicado

30.01.2015

Como Citar

Pessanha, E. G. da F., Pereira, L. B., & Soares, J. L. (2015). Trajetos da Negociação Coletiva Trabalhista: Sindicatos dos Metalúrgicos e dos Bancários do Rio de Janeiro. Política & Trabalho: Revista De Ciências Sociais, 1(41). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/politicaetrabalho/article/view/21220

Edição

Seção

Nº 41 - DOSSIÊ FORMAS DE TRABALHO E SINDICALISMO: DIVERSIDADE E MUDANÇA