A FABRICAÇÃO ESTATAL DA INDIFERENÇA PARENTAL: agruras da reintegração familiar

Autores

  • Claudia Lee Williams Fonseca Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - IFCH, Departamento de Pós-Graduação em Antropologia.

Resumo

Nesse artigo, discutimos a relação entre a criança abrigada e seus familiares a partir do caso dos “filhos separados” – isto é, daqueles filhos de “doente de lepra” que, conforme a política brasileira que imperou durante a maior parte do século XX, deviam ser compulsória e imediatamente afastados da convivência dos pais. Durante entrevistas realizadas em 2012-2013, ficou claro que esses “filhos” (hoje com 35 a 70 anos) se sentem duplamente vítimas: quando crianças, foram separadas à força de suas famílias e entregues a orfanatos especializados ou outro tipo de cuidador; alguns anos mais tarde, foram sumariamente enviados para viver com essas mesmas famílias (pessoas “estranhas” às crianças e que, em certos casos, não se reconheciam mais como pais), nas quais passaram por novas experiências de privação, castigos físicos e violência psicológica. Esses relatos – em particular, sobre as agruras da reintegração familiar - foram o ponto de partida de uma viagem que levaria de pesquisas históricas até uma reflexão sobre políticas de abrigamento nos dias atuais. O itinerário é inspirado em indagações sobre os efeitos da intervenção estatal na vida de certas famílias, e as conclusões (pelo menos provisórias) sugerem que diferentes visões de família podem ser acionadas para justificar políticas guiadas tanto por expediência administrativa quanto pelo bem-estar infantil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudia Lee Williams Fonseca, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - IFCH, Departamento de Pós-Graduação em Antropologia.

Possui graduação em Letras - University of Kansas (1967), mestrado em Estudos Orientais - University of Kansas (1969), doutorado em Sociologia - Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales (1981) e doutorado em Ethnologie - Université de Nanterre (1993). Atualmente é professora titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: grupos populares, familia, antropologia, adocao e genero, antropologia do direito, antropologia das ciências.

Downloads

Publicado

23.02.2016

Como Citar

Fonseca, C. L. W. (2016). A FABRICAÇÃO ESTATAL DA INDIFERENÇA PARENTAL: agruras da reintegração familiar. Política & Trabalho: Revista De Ciências Sociais, 1(43). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/politicaetrabalho/article/view/24658

Edição

Seção

Nº 43 - DOSSIÊ CRIANÇAS: UM ENFOQUE GERACIONAL