A MENINICE NO PENSAMENTO DE GILBERTO FREYRE

Autores

  • Amurabi Oliveira Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

Gilberto Freyre (1900-1987) foi um dos grandes pensadores sociais brasileiros do século XX; sua vasta obra se voltou para uma compreensão profunda da realidade do Brasil, tendo subvertido os cânones científicos de seu tempo. Entretanto, alguns aspectos de seu trabalho ainda são pouco explorados, como sua análise acerca do universo infantil. Este artigo procura analisar como a questão da criança surge em sua obra, retomando suas primeiras ideias esboçadas nesse campo, bem como suas reflexões de maior maturidade, expressas principalmente em Introdução à História da Sociedade Patriarcal no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amurabi Oliveira, Universidade Federal de Santa Catarina

Licenciado e Mestre em Ciências Sociais (UFCG), Doutor em Sociologia (UFPE), Professor da Universidade Federal de Ssanta Catarina (UFSC) atuante em seu Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política.

Downloads

Publicado

23.02.2016

Como Citar

Oliveira, A. (2016). A MENINICE NO PENSAMENTO DE GILBERTO FREYRE. Política & Trabalho: Revista De Ciências Sociais, 1(43). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/politicaetrabalho/article/view/24787

Edição

Seção

Nº 43 - DOSSIÊ CRIANÇAS: UM ENFOQUE GERACIONAL