A MENINICE NO PENSAMENTO DE GILBERTO FREYRE

  • Amurabi Oliveira Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

Gilberto Freyre (1900-1987) foi um dos grandes pensadores sociais brasileiros do século XX; sua vasta obra se voltou para uma compreensão profunda da realidade do Brasil, tendo subvertido os cânones científicos de seu tempo. Entretanto, alguns aspectos de seu trabalho ainda são pouco explorados, como sua análise acerca do universo infantil. Este artigo procura analisar como a questão da criança surge em sua obra, retomando suas primeiras ideias esboçadas nesse campo, bem como suas reflexões de maior maturidade, expressas principalmente em Introdução à História da Sociedade Patriarcal no Brasil.

Biografia do Autor

Amurabi Oliveira, Universidade Federal de Santa Catarina
Licenciado e Mestre em Ciências Sociais (UFCG), Doutor em Sociologia (UFPE), Professor da Universidade Federal de Ssanta Catarina (UFSC) atuante em seu Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política.
Publicado
2016-02-23
Como Citar
Oliveira, A. (2016). A MENINICE NO PENSAMENTO DE GILBERTO FREYRE. REVISTA DE CIÊNCIAS SOCIAIS - POLÍTICA & TRABALHO, 1(43). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/politicaetrabalho/article/view/24787
Seção
Nº 43 - DOSSIÊ CRIANÇAS: UM ENFOQUE GERACIONAL