OS CABELOS DE JENNIFER: por etnografias da participação de “crianças e adolescentes” em contextos da “proteção à infância”
Resumo
Neste artigo, viso problematizar o amálgama entre o ideal de participação social de “crianças e adolescentes” preconizado a partir da Convenção sobre os Direitos da Criança (CDC, 1989) e o interesse etnográfico por suas participações. Diante da prevalência de pesquisas em que a noção de participação traduz-se por tomar a palavra, sugiro que novas perspectivas se abrem quando se interroga como “crianças e adolescentes” tomam parte de diferentes configurações relacionais. A partir de etnografias focadas em contextos da “proteção à infância” tratarei de distinguir a abordagem etnográfica da participação de “crianças e adolescentes” na vida cotidiana, do caráter prescritivo que a participação, como direito, tende a tomar a partir da CDC. Proponho que onde atuam categorias de classificação totalizantes e negativas (crianças vítimas de violência, famílias desestruturadas etc.), a etnografia joga luz sobre espaços minúsculos de ação nos quais “crianças e adolescentes” se movimentam, em interação, fazendo e desfazendo vínculos.Downloads
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Publicado
23.02.2016
Como Citar
Ribeiro, F. B. (2016). OS CABELOS DE JENNIFER: por etnografias da participação de “crianças e adolescentes” em contextos da “proteção à infância”. Política & Trabalho: Revista De Ciências Sociais, 1(43). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/politicaetrabalho/article/view/26329
Edição
Seção
Nº 43 - DOSSIÊ CRIANÇAS: UM ENFOQUE GERACIONAL