DA TEORIA AO ATO: Refletindo sobre educação, reconhecimento e antirracismo

Autores

  • Elio Chaves Flores
  • Marco Aurélio Paz Tella
  • Solange Rocha
  • Cristina Matos

Resumo

O artigo trata dos desafios de implantação de uma agenda antirracista no contexto brasileiro. Tendo por objeto ações institucionais desenvolvidas no campo da educação, mais especificamente a análise de um projeto de educação antirracista no âmbito da Universidade Federal da Paraíba, discute-se: 1) o contexto de demandas de políticas antirracistas no país e que expressam reivindicações históricas dos movimentos negros 2) a relação entre educação, desigualdade e reconhecimento no contexto brasileiro e, por fim, 3) uma recente experiência de ação antirracista no âmbito de uma universidade pública. Palavras-chave: Educação. Antirracismo. Brasil. Reconhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elio Chaves Flores

Doutor em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF), pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas Afro-brasileiros da Universidade Federal da Paraíba (NEABI/UFPB) e professor do Programa de Pós-Graduação em História da UFPB, Brasil.

Marco Aurélio Paz Tella

Doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), pesquisador do NEABI/UFPB e professor do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da UFPB, Brasil.

Solange Rocha

Doutora em Historia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), coordenadora do NEABI/ UFPB e professora do Programa de Pós-Graduação em História da UFPB, Brasil.

Cristina Matos

Doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), pesquisadora do NEABI/UFPB e professora do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFPB, Brasil.

Downloads

Publicado

30.11.2016

Como Citar

Flores, E. C., Tella, M. A. P., Rocha, S., & Matos, C. (2016). DA TEORIA AO ATO: Refletindo sobre educação, reconhecimento e antirracismo. Política & Trabalho: Revista De Ciências Sociais, 1(44). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/politicaetrabalho/article/view/31764

Edição

Seção

Nº 44 - DOSSIÊ RACISMO, SOCIEDADE, CULTURA E POLÍTICA: DIÁLOGOS BRASIL X PORTUGAL