PODER CORPORATIVO E AÇÃO ECONÔMICA: reflexões a partir da mineração de ferro

Autores

  • Rodrigo Salles Pereira dos Santos Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Bruno Milanez Universidade Federal de Juiz de Fora http://orcid.org/0000-0002-5330-7407

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1517-5901.2018v1n48.37762

Resumo

O trabalho discute a noção de poder corporativo a partir da comparação de três contextos mineradores em Minas Gerais, entre 2010 e 2015. A discussão teórica mobiliza criticamente os usos da categoria na geografia econômica (centrada no modelo de Redes Globais de Produção) e na sociologia econômica, destacando problemas teóricos e analíticos. Assim, defende uma perspectiva tridimensional (Lukes, 2005), capaz de integrar as formas externa (aberta e fechada) e interna de seu exercício; e um enquadramento relacional e positivo do poder, do qual emergem efeitos restritivos e extensivos em situações de interação entre agentes econômicos e não econômicos. A comparação dos casos da Anglo American/ Conceição do Mato Dentro (CMD), Companhia Siderúrgica Nacional (CSN)/ Congonhas e Vale/ Itabira utilizou predominantemente a observação direta e entrevistas semiestruturadas, permitindo verificar que: i. em Congonhas, a expansão em um contexto brownfield impulsionou formas de contestação que desafiaram institucionalmente (1ª dimensão) a CSN; ii. o impedimento à ascensão como questão pública (2ª dimensão) dos conflitos configurou a ação econômica nas condições greenfield de CMD, restringindo o exercício das formas institucional e coletiva de poder; e iii. o fim de ciclo mineral em Itabira permitiu a extensão do poder corporativo a uma dimensão interna, mobilizando subjetivamente (3ª dimensão) a adesão individual e coletiva e produzindo um regime de consenso desfavorável à contestação. Palavras-chave: Ação econômica. Poder corporativo. Corporação transnacional (CTN). Mineração de ferro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Salles Pereira dos Santos, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Rodrigo Salles Pereira dos Santos é Professor Adjunto do Dpto. de Sociologia e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia & Antropologia (PPGSA), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atua em Sociologia Econômica, do Desenvolvimento e do Trabalho. Possui experiência nos temas: mudança social, globalização, desenvolvimento, estratégia corporativa, mineração, siderurgia e indústria automobilística. Coordena os grupos de pesquisa Desenvolvimento, Trabalho e Ambiente (DTA) e Política, Economia, Mineração, Ambiente e Sociedade (PoEMAS), é membro do Comitê Nacional em Defesa dos Territórios frente à Mineração (CNDTM) e assessora o Movimento Nacional pela Soberania Popular frente à Mineração (MAM).

Bruno Milanez, Universidade Federal de Juiz de Fora

Bruno Milanez possui graduação em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999), mestrado em Engenharia Urbana pela Universidade Federal de São Carlos (2002) e doutorado em Política Ambiental, Lincoln University (2006). Atualmente é professor no programa de Pós-graduação em Geografia e no Departamento de Engenharia de Produção e Mecânica da Universidade Federal de Juiz de Fora. Tem experiência nas áreas: estratégias corporativas nas redes minerais, avaliação dos impactos da rede minero-metalúrgica, conflitos socioambientais. Coordena o grupo de pesquisa Política, Economia, Mineração, Ambiente e Sociedade (PoEMAS), é membro do Comitê Nacional em Defesa dos Territórios frente à Mineração (CNDTM) e assessora o Movimento Nacional pela Soberania Popular frente à Mineração (MAM).

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

12.07.2018

Como Citar

dos Santos, R. S. P., & Milanez, B. (2018). PODER CORPORATIVO E AÇÃO ECONÔMICA: reflexões a partir da mineração de ferro. Política & Trabalho: Revista De Ciências Sociais, 1(48), 95–113. https://doi.org/10.22478/ufpb.1517-5901.2018v1n48.37762

Edição

Seção

N° 48 - SOCIOLOGIA ECONÔMICA: PLURALISMO DE ENFOQUES E INOVAÇÕES METODOLÓGICAS