CERVEJEIROS ARTESANAIS: recursos, percursos e empresarialização de si
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1517-5901.2018v1n48.37813Resumo
A pesquisa analisa aspectos da construção do mercado de cervejas artesanais no Brasil, a partir dos percursos de empresarialização de cervejeiros artesanais, dos valores e representações nos quais, a partir de uma estrutura de oportunidades sociais, econômicas e de recursos permitem a transformação de um hobby em uma atividade empresarial. A estratégia metodológica inspirada no trabalho de Lahire, por meio de entrevistas em profundidade, busca explorar as diversas esferas da vida de seus entrevistados e, ao reconstruir as trajetórias de vida, retratar a construção do mercado de cervejas artesanais, enfatizando as semelhanças, as diferenças, as diversidades e continuidades de um processo que está acontecendo globalmente, mas que adquire características dos locais onde as cervejarias são instaladas. A expansão de microcervejarias nesta década é decorrente de um percurso de empresarialização de cervejeiros artesanais, que transformam um hobby de fazer cerveja em casa, em panelas, em uma nova carreira, reconvertendo suas trajetórias profissionais para a identificação como cervejeiro artesanal, responsável pela abertura de novas microcervejarias, utilizando-se do conhecimento e das habilidades aprendidas e desenvolvidas neste fazer artesanal. Palavras-chave: Cervejas artesanais. Cervejeiros. Empresarialização. Trajetórias Profissionais.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
12.07.2018
Como Citar
Sgorla, A. F. (2018). CERVEJEIROS ARTESANAIS: recursos, percursos e empresarialização de si. Política & Trabalho: Revista De Ciências Sociais, 1(48), 21–37. https://doi.org/10.22478/ufpb.1517-5901.2018v1n48.37813
Edição
Seção
N° 48 - SOCIOLOGIA ECONÔMICA: PLURALISMO DE ENFOQUES E INOVAÇÕES METODOLÓGICAS