CERVEJEIROS ARTESANAIS: recursos, percursos e empresarialização de si

Autores

  • Andrey Felipe Sgorla Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1517-5901.2018v1n48.37813

Resumo

A pesquisa analisa aspectos da construção do mercado de cervejas artesanais no Brasil, a partir dos percursos de empresarialização de cervejeiros artesanais, dos valores e representações nos quais, a partir de uma estrutura de oportunidades sociais, econômicas e de recursos permitem a transformação de um hobby em uma atividade empresarial. A estratégia metodológica inspirada no trabalho de Lahire, por meio de entrevistas em profundidade, busca explorar as diversas esferas da vida de seus entrevistados e, ao reconstruir as trajetórias de vida, retratar a construção do mercado de cervejas artesanais, enfatizando as semelhanças, as diferenças, as diversidades e continuidades de um processo que está acontecendo globalmente, mas que adquire características dos locais onde as cervejarias são instaladas. A expansão de microcervejarias nesta década é decorrente de um percurso de empresarialização de cervejeiros artesanais, que transformam um hobby de fazer cerveja em casa, em panelas, em uma nova carreira, reconvertendo suas trajetórias profissionais para a identificação como cervejeiro artesanal, responsável pela abertura de novas microcervejarias, utilizando-se do conhecimento e das habilidades aprendidas e desenvolvidas neste fazer artesanal. Palavras-chave: Cervejas artesanais. Cervejeiros. Empresarialização. Trajetórias Profissionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andrey Felipe Sgorla, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Graduado em Ciências Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Doutorando e Mestre em Ciências Sociais pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Temas de interesse: Antropologia Econômica, Trajetórias profissionais, Empreendedorismo, Antropologia do Consumo, Antropologia da Alimentação, Antropologia das Relações entre Humanos e Animais, Sociologia da Juventude. Integra o Grupo de Estudos de Empresas e Organizações (GEEO) vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PUCRS). Professor de Sociologia na Faculdade Murialdo.

Downloads

Publicado

12.07.2018

Como Citar

Sgorla, A. F. (2018). CERVEJEIROS ARTESANAIS: recursos, percursos e empresarialização de si. Política & Trabalho: Revista De Ciências Sociais, 1(48), 21–37. https://doi.org/10.22478/ufpb.1517-5901.2018v1n48.37813

Edição

Seção

N° 48 - SOCIOLOGIA ECONÔMICA: PLURALISMO DE ENFOQUES E INOVAÇÕES METODOLÓGICAS