BUMBA MEU BOI, BOI-BUMBÁ: a inventividade das tradições populares
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1517-5901.2018v1n49.40926Resumo
No contexto do ensaio “As danças dramáticas no Brasil”, de Mário de Andrade, publicado em 1944, o Bumba Meu Boi ganhou notoriedade erguido a um só tempo a símbolo do encantamento das expressões populares e da possibilidade de sua deterioração e perda. As ideias ambivalentes expressas por Andrade a seu respeito influenciaram de modo marcante os estudos subsequentes. Ao discutir criticamente essa influência nos estudos posteriores, indicamos a circularidade cultural existente entre os estudos das expressões populares e a própria dinâmica viva de tais expressões. Isso feito, a vigorosa contemporaneidade do Boi-Bumbá de Parintins, Amazonas, é apresentada de modo a realçar um dos aspectos analíticos das formulações andradianas que permanece instigante para a pesquisa contemporânea: seu interesse pelas dimensões estéticas e performáticas das expressões populares. Visto por esse ângulo, o Bumbá de Parintins afirma a surpreendente capacidade inventiva das tradições populares.Downloads
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Publicado
18.03.2019
Como Citar
Cavalcanti, M. L. V. de C. (2019). BUMBA MEU BOI, BOI-BUMBÁ: a inventividade das tradições populares. Política & Trabalho: Revista De Ciências Sociais, 1(49), 23–39. https://doi.org/10.22478/ufpb.1517-5901.2018v1n49.40926
Edição
Seção
Nº 49 - FESTAS, ESPETÁCULOS E PATRIMÔNIOS