O INDIVÍDUO, A EXISTÊNCIA E A TEORIA SOCIAL: uma entrevista com Frédéric Vandenberghe

  • Rodrigo Vieira de Assis Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP/UERJ) Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
  • Frédéric Vandenberghe Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IFCS/UFRJ)

Resumo

Frédéric Vandenberghe é hoje um dos grandes nomes da teoria social no Brasil. Rodou o mundo e chegou ao país em 2003. Nasceu na Belgica, onde iniciou sua formação em ciências sociais e políticas (RU Gent, 1988), e migrou para a França ainda jovem para dar continuidade a sua formação acadêmica, realizando seu mestrado (1989) e doutorado (1994) na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS). A sua tese Une histoire critique de la sociologie allemande (1997-98, 2 vols.) foi traduzida para o inglês, turco e português. Lecionou sociologia em inúmeras universidades, nomeadamente na University of California (EUA), Manchester University (UK), European University Institute (Itália), Brunel University London (UK) e Université Catholique de Louvain-la-Neuve (Belgica). No Brasil colaborou com a Universidade de Brasília (UnB), com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com o antigo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ) e com o Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP/UERJ). Mora no Rio de Janeiro desde 2005. Atualmente é professor e pesquisador do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IFCS/UFRJ) e coordena o Núcleo de Pesquisa Sociofilo: (co)laboratório de teoria social. Publicou (entre outros) As sociologias de Georg Simmel (2018); Teoria social realista (2010); Pós-humanismo ou a lógica cultural do neocapitalismo global (2017); e, com Jean-François Véran, Para além do habitus: teoria social pós-bourdieusiana (2017). O leitor interessado poderá encontrar os seus textos e baixá-los no seu site pessoal: http://frederic.vdb.brainwaves.be/

Biografia do Autor

Rodrigo Vieira de Assis, Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP/UERJ) Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
Professor substituto do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Doutorando e mestre em Sociologia pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP/UERJ). Membro do Sociofilo: (co)laboratório de teoria social (IFCS/UFRJ).
Frédéric Vandenberghe, Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IFCS/UFRJ)
Frédéric Vandenberghe é hoje um dos grandes nomes da teoria social no Brasil. Rodou o mundo e chegou no país em 2003. Nasceu na Belgica, onde iniciou sua formação em ciências sociais e políticas (RU Gent, 1988), e migrou para a França ainda jovem para dar continuidade à sua formação acadêmica, realizando seu mestrado (1989) e doutorado (1994) na Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales (EHESS). A sua tese Une histoire critique de la sociologie allemande (1997-98, 2 vols.) foi traduzida para o inglês, turco e português. Lecionou sociologia em inúmeras universidades, nomeadamente na University of California (EUA), Mancherter University (UK), European University Institute (Itália), Brunel University London (UK) e Université Catholique de Louvain-la-Neuve (Belgica). No Brasil colaborou com a Universidade de Brasilia (UnB), com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com o antigo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ) e com o Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP/UERJ). Mora no Rio de Janeiro desde 2005. Atualmente é professor e pesquisador do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IFCS/UFRJ) e coordena o Núcleo de Pesquisa Sociofilo: (co)laboratório de teoria social. Publicou (entre outros) As sociologias de Georg Simmel (2018); Teoria social realista (2010); Pós-humanismo ou a lógica cultural do neocapitalismo global (2017); e, com Jean-François Véran, Para além do habitus: teoria social pós-bourdieusiana (2017).
Publicado
2019-11-20
Como Citar
Assis, R. V. de, & Vandenberghe, F. (2019). O INDIVÍDUO, A EXISTÊNCIA E A TEORIA SOCIAL: uma entrevista com Frédéric Vandenberghe. REVISTA DE CIÊNCIAS SOCIAIS - POLÍTICA & TRABALHO, 1(50), 272-287. https://doi.org/10.22478/ufpb.1517-5901.2019v1n50.44496
Seção
ENTREVISTAS