PATRIMÔNIO DO TRABALHO E A CIDADE

conexões com as políticas públicas para crianças e jovens

Autores

  • Bárbara Birk de Mello Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Norberto Kuhn Junior Universidade Feevale/Professor
  • Margarete Fagundes Nunes Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo

Tem-se como tema do estudo as infâncias e juventudes do município de Novo Hamburgo (RS), focando na questão do patrimônio do trabalho na cidade e políticas públicas para as crianças e jovens. A escolha pelo município deve-se, dentre outros, ao fato de este ser um dos pioneiros na criação dos conselhos municipais para atendimento da criança e do jovem no Rio Grande do Sul, conforme estipulado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, em 1990. A questão central aqui levantada é em que medida o patrimônio do trabalho incidiu na vida das crianças e jovens de Novo Hamburgo na década de 1990? Visando responder à questão, são objetivos desta investigação: 1) compreender como se deu a construção do patrimônio do trabalho em Novo Hamburgo; e 2) compreender o patrimônio das políticas públicas infanto-juvenis apontando repercussões acerca do trabalho de crianças e jovens no município, em especial no setor coureiro-calçadista, por ocasião da implantação do Conselho Tutelar (CT) e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), na década de 1990. O referencial teórico parte de uma revisão da literatura especializada e é composto por estudos sobre patrimônio, trabalho, políticas públicas para crianças e jovens, família, dentre outras temáticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bárbara Birk de Mello, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduada em História pela Universidade Feevale, mestra em Diversidade Cultural e Inclusão Social pela mesma instituição e doutoranda em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Norberto Kuhn Junior, Universidade Feevale/Professor

Prof Dr do Programa de Pós-graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social e do Mestrado Profissional em Industria Criativa da Universidade Feevale.

Margarete Fagundes Nunes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestra e doutora em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina. Pesquisadora associada do BIEV/Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Publicado

31.03.2022

Como Citar

Birk de Mello, B. ., Kuhn Junior, N., & Fagundes Nunes, M. (2022). PATRIMÔNIO DO TRABALHO E A CIDADE: conexões com as políticas públicas para crianças e jovens . Política & Trabalho: Revista De Ciências Sociais, (55). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/politicaetrabalho/article/view/56596

Edição

Seção

ARTIGOS