FEMINISMO MARXISTA E PSICOLOGIA

o trabalho reprodutivo na formação da subjetividade das mulheres

Autores

Resumo

Esse estudo se caracteriza como uma revisão integrativa de literatura e teve como objetivo discutir o conceito de trabalho reprodutivo trabalhado no feminismo marxista e como a naturalização desse trabalho afeta a vida concreta e subjetiva das mulheres e, por isso, precisa ser considerado nas análises e intervenções nos campos de atuação psicológica, entendendo os diferentes modos que essa exploração se apresenta perpassada pelas categorias raça e classe. O levantamento de dados ocorreu nos meses fevereiro e março de 2021, nas bases de dados SciELO e Google Acadêmico. Foram selecionados 15 estudos, dos quais foram extraídos os eixos temáticos: naturalização do trabalho reprodutivo e consequências na vida concreta e subjetiva das mulheres. Constatou-se que o tema não possui muitas discussões na literatura, principalmente na área da Psicologia, sendo as disponíveis relativamente recentes. Concluiu-se, pelo encontrado, que o trabalho reprodutivo, remunerado ou não remunerado, traz consequências para as mulheres que não podem ser desconsideradas e o profissional da Psicologia, fundamentado no código de ética da profissão, precisa pensar formas de intervenção que entendam a raiz desse sofrimento e possam auxiliar na tomada de consciência e formação de autonomia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maísa Martins Lopes Araújo Brito, Faculdade Católica Dom Orione, Araguaína, TO, Brasil

Graduanda em Psicologia pela Faculdade Católica Dom Orione. Coordenadora do núcleo da Associação Brasileira de Psicologia Social de Araguaína, Integrante da Comissão Especial Psicologia e Povos do Cerrado do Conselho Regional de Psicologia 23.

Gilson Gomes Coelho, Faculdade Católica Dom Orione

Doutorando em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista “ Júlio de Mesquita Filho” (UNESP/ Assis) em que é membro do grupo de pesquisa PsiCUqueer - Coletivos, Psicologias e Culturas Queer. Mestre em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Psicólogo pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS/ CPAN). Professor da Faculdade Católica Dom Orione (FACDO). 

Publicado

31.03.2022

Como Citar

Martins Lopes Araújo Brito, M. ., & Gomes Coelho, G. (2022). FEMINISMO MARXISTA E PSICOLOGIA: o trabalho reprodutivo na formação da subjetividade das mulheres. Política & Trabalho: Revista De Ciências Sociais, (55). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/politicaetrabalho/article/view/58907

Edição

Seção

ARTIGOS