O DESENHO NAS PESQUISAS SOCIOEDUCACIONAIS COM CRIANÇAS

Autores

  • Francine Borges Bordin UFPel

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1517-5901.2022v1n57.59975

Resumo

Neste texto, objetiva-se pesquisar os desenhos produzidos por crianças que estavam na etapa final da educação infantil. Para tanto, os dados de análise provêm da dissertação intitulada “‘Não é de verdade, é só um desenho’: de que nos falam os desenhos infantis?”. Como perspectiva teórica, utiliza-se a sociologia da infância, principalmente o conceito de reprodução interpretativa proposto por Corsaro (2011). A metodologia da pesquisa teve por base a pesquisa de campo de viés antropológico, utilizando o desenho como principal método de comunicação com as crianças, com registros no diário de campo. Os dados da pesquisa evidenciam o simbolismo do desenho das crianças, paralelo às questões sociais e culturais apresentadas por elas. A observação da produção dos desenhos infantis, bem como a interação junto às crianças, evidenciou suas capacidades de construir ideias e conceitos sobre determinados temas, muitas vezes além daquilo proposto pela pesquisadora. As atividades com desenhos se mostraram uma forma de comunicação eficiente entre pesquisadores e crianças e como um propulsor para apresentarem as suas ideias sobre as temáticas pesquisadas.

 

 

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Biografia do Autor

Francine Borges Bordin, UFPel

Bacharel em Ciências Sociais, Mestre e Doutora em Educação, ambos pela Universidade Federal de Pelotas.

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Publicado

09.01.2023

Como Citar

Borges Bordin, F. (2023). O DESENHO NAS PESQUISAS SOCIOEDUCACIONAIS COM CRIANÇAS. Política & Trabalho: Revista De Ciências Sociais, 1(57). https://doi.org/10.22478/ufpb.1517-5901.2022v1n57.59975

Edição

Seção

N ° 57 OS DESENHOS DAS CRIANÇAS NOS ESTUDOS DA INFÂNCIA