ENTRE MATAS E RIOS

o cotidiano da infância Tenetehar-Tembé pelas crianças

Autores

  • Vanderlúcia Da Silva Ponte Universidade Federal do Pará
  • Maria Amoras Universidade Federal do Pará https://orcid.org/0000-0003-0785-4490
  • Joyce Ramos da Silva Universidade Federal do Pará

Resumo

Este artigo fundamenta-se no argumento socioantropológico de que as crianças são agentes sociais. Buscou-se analisar o cotidiano da infância Tenetehar-Tembé visando a compreender como a criança se desenvolve, cresce, isto é, torna-se um adulto Tenetehar-Tembé. A pesquisa valeu-se do uso de desenhos como perspectiva metodológica que orientou a perscrutar a agência das crianças na organização social, cultural e política dos seus grupos. As análises evidenciaram a participação ativa da criança Tenetehar-Tembé na manutenção do seu território, como foi possível observar nas relações cotidianas da aldeia, como é o caso do compartilhamento dos espaços coletivos de tomadas de decisão, de trabalho, das festas, da vida doméstica e dos processos ritualísticos junto aos adultos. Reconhecer-se como indígena, para os Tenetehar-Tembé, depende do aprendizado sobre a vivência cotidiana no território, como expressaram nos seus desenhos. O processo, portanto, de tornar-se adulto e Tenetehar-Tembé demarca a importante relação das crianças com os mais velhos e com os demais seres da natureza na atualização do repertório ancestral que mantém a continuidade do grupo no tempo. Mas, para isso, elas transformam os sistemas configurados pelos adultos e imprimem neles a sua autonomia. Esse processo é compreendido pelos Tenetehar-Tembé como uma estratégia política que fortalece a luta pela garantia da permanência do grupo. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanderlúcia Da Silva Ponte, Universidade Federal do Pará

Antropóloga, professora adjunta II da Faculdade de História e do Programa de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes da Amazônia (PPLSA) e do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar Indígena (PPGEI/UEPA/UFPA/Ufopa/Unifespa) e líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Interculturais Pará- Maranhão (GEIPAM).

Maria Amoras, Universidade Federal do Pará

Antropóloga, professora do curso de graduação e pós-graduação em Serviço Social da Universidade Federal do Pará (UFPA). Líder do grupo de pesquisa Interfaces: relações étnico-raciais, gênero, geração e corpo em territórios Amazônicos.

Joyce Ramos da Silva, Universidade Federal do Pará

Graduada em História pela Universidade Federal do Pará e pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Interculturais Pará- Maranhão (GEIPAM).

Publicado

09.01.2023

Como Citar

Da Silva Ponte, V., Amoras, M. ., & Ramos da Silva, J. (2023). ENTRE MATAS E RIOS : o cotidiano da infância Tenetehar-Tembé pelas crianças. Política & Trabalho: Revista De Ciências Sociais, (57). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/politicaetrabalho/article/view/60212

Edição

Seção

N ° 57 OS DESENHOS DAS CRIANÇAS NOS ESTUDOS DA INFÂNCIA