UBERIZAÇÃO DO TRABALHO E PRECARIZAÇÃO DA VIDA

Autores

  • Marina Batista Chaves Azevedo de Souza Universidade Federal de Sergipe
  • Isabela Aparecida de Oliveira Lussi Universidade Federal de São Carlos

Resumo

A uberização do trabalho pode ser teoricamente explicada sob a égide do paradigma da flexibilidade, marcado por uma racionalidade neoliberal e cultura empresarial-empreendedora favorável à desregulamentação. A partir de abordagem metodológica etnográfica e enquadramento teórico de base materialista histórica, analisamos criticamente as inserções e permanências no trabalho de entregadores por aplicativo do Nordeste do Brasil, compreendendo possíveis desdobramentos em dimensões da vida. Condições de vida precoces, precárias e desestruturantes foram determinantes para inserção na uberização e a permanência nesse processo implica impactos negativos em dimensões como saúde, educação e relações sociais, o que demanda cuidado de diversos setores/profissionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marina Batista Chaves Azevedo de Souza, Universidade Federal de Sergipe

Doutora em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de São Carlos. Professora do Departamento de Terapia Ocupacional na Universidade Federal de Sergipe.

Isabela Aparecida de Oliveira Lussi, Universidade Federal de São Carlos

Doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo. Professora do Programa de Pós-graduação em Terapia Ocupacional e do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos.

Publicado

09.01.2023

Como Citar

Batista Chaves Azevedo de Souza, M. ., & de Oliveira Lussi, I. A. . (2023). UBERIZAÇÃO DO TRABALHO E PRECARIZAÇÃO DA VIDA. Política & Trabalho: Revista De Ciências Sociais, (57). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/politicaetrabalho/article/view/60263