FEMINISMO LIBERAL E MULHERES NO MERCADO DO TRABALHO FORMAL

uma análise do discurso

Autores

  • Maria Clara Fonseca Pacheco UFTM
  • Rafael De Tilio UFTM

Resumo

A inserção das mulheres no mercado formal de trabalho é uma das principais reivindicação dos movimentos feministas, inclusive, do feminismo liberal. O objetivo desta pesquisa foi analisar os discursos (efeitos de sentidos) sobre a inserção das mulheres no mercado formal de trabalho produzidos por uma mulher feminista liberal. Foi realizado um estudo de caso único qualitativo utilizando uma entrevista com uma mulher feminista liberal. A partir da análise do discurso de Michel Pêcheux, os principais resultados foram organizados em formações discursivas (regiões de regularidades de sentido) que destacaram: a continuidade da divisão sexual do trabalho a ser realizado no espaço doméstico e no espaço público segundo o gênero do trabalhador e suas consequentes e distintas opressões e assimetrias; as relações entre feminismo liberal, meritocracia e individualismo no sistema de produção capitalista que, apesar de aparentar liberdade para o sucesso das mulheres, mantém discursos tradicionalistas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Clara Fonseca Pacheco, UFTM

Psicóloga. Pesquisadora Associada do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Sexualidades e Gêneros da UFTM.

Rafael De Tilio, UFTM

Possui graduação (2002) e pós-graduação (mestrado/2005; doutorado/2009) em ciências, na área de Psicologia, pela FFCLRP/USP. Na pós-graduação dedicou-se ao estudo de temas referentes à violência, sexualidade e gênero. Atualmente é coordenador do Departamento de Psicologia da UFTM e professor adjunto nas áreas de psicologia social, psicologia institucional e atuação do psicólogo em políticas públicas. Desenvolve pesquisas e projetos de extensão na área de combate à violência contra mulheres e crianças (líder do HUBRIS - Laboratório de Estudos e Pesquisa em Sexualidade e Violência de Gênero)

Publicado

26.07.2023

Como Citar

Fonseca Pacheco, M. C., & De Tilio, R. (2023). FEMINISMO LIBERAL E MULHERES NO MERCADO DO TRABALHO FORMAL : uma análise do discurso. Política & Trabalho: Revista De Ciências Sociais, (58). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/politicaetrabalho/article/view/63242