FILOSOFIA PÓS-ANALÍTICA? EM TORNO DO PENSAMENTO DE RICHARD RORTY

Autores

  • Giovanni da Silva de Queiroz

Resumo

Em vários de seus trabalhos, Richard Rorty afirma que a tradição da filosofia ocidental privilegiou a busca por uma realidade não humana, acima das práticas cotidianas e históricas, a fim de avaliar seus procedimentos acerca do conhecimento. Tal tradição está comprometida com um conceito muito forte de verdade e com uma epistemologia advinda deste conceito (busca pela objetividade). Sua proposta é a de que deveríamos abandonar tal tradição e fundar nossas práticas de justificação do conhecimento na solidariedade, ou seja, nas práticas cotidianas da comunidade lingüística e histórica a que pertencemos. Nós discutimos algumas das críticas que foram endereçadas ao pensamento de Rorty, principalmente a acusação de que sua filosofia está comprometida com o liberalismo norte-americano e também com uma revalorização da sofística grega, pois comprometida com o relativismo. Ao final afirmamos que a proposta de Rorty, que pode ser identificada como pós-analítica, porque despreza qualquer dogmatismo, importa-se com a consistência de versões, descrições e, sobretudo, com re-descrições que são aberturas de novas formas possíveis de pensamento ou de ação. Palavras-chave: Solidariedade. Objetividade. Pragmatismo. Filosofia Analítica.

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Publicado

04.12.2005

Como Citar

de Queiroz, G. da S. (2005). FILOSOFIA PÓS-ANALÍTICA? EM TORNO DO PENSAMENTO DE RICHARD RORTY. Política & Trabalho: Revista De Ciências Sociais, 22(22), 145–164. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/politicaetrabalho/article/view/6570