O IMPULSO ALEGÓRICO NA ARTE CONTEMPORÂNEA BRASILEIRA: uma leitura da neovanguarda dos anos 60 a partir da obra de Hélio Oiticica
Resumo
O presente trabalho discute a pertinência do uso, para o estudo da arte contemporânea, de dois conceitos centrais de Walter Benjamin: o de aura artística e o de alegoria. O caminho percorrido aqui é o da aplicação desses conceitos na investigação da experiência estética de Hélio Oiticica, um dos principais inventores no campo da arte no Brasil dos anos 60. Nosso tema é o da investigação da tensão existente na formulação de um projeto de arte nacional a partir do interior dos conflitos e contradições presentes no âmbito das manifestações da arte contemporânea entre nós. Nossa proposta de trabalho visa identificar em Oiticica o princípio de uma experiência que se apresenta como um projeto artístico dos anos 60, orientado para a intervenção no ambiente cultural e sócio-político daquele cotidiano. Isto no sentido de organização de vivências rumo a uma total destruição do que Benjamin chamou de aura artística. Nos termos atribuídos por Benjamin, da aura como relacionada à idéia de símbolo, enquanto concepção universalizante e restauradora de obra de arte como valor culto, em contraposição ao alegórico que, segundo pensa, expressa uma distinção na forma como arte e história se articulam, de modo não adequado aos interesses dominantes. É, pois, no âmbito dessa configuração do alegórico que se vai procurar abordar, neste estudo, a obra de Hélio Oiticica. Palavras-chave: Neovanguarda. Antiarte. Impulso Alegórico. Hélio Oiticica.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
04.12.2005
Como Citar
Soares, P. M. F. (2005). O IMPULSO ALEGÓRICO NA ARTE CONTEMPORÂNEA BRASILEIRA: uma leitura da neovanguarda dos anos 60 a partir da obra de Hélio Oiticica. Política & Trabalho: Revista De Ciências Sociais, 22(22), 185–226. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/politicaetrabalho/article/view/6572
Edição
Seção
ARTIGOS
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DIREITOS DE AUTOR: O autor retém, sem retrições dos direitos sobre sua obra. DIREITOS DE REUTILIZAÇÃO: A Revista de Ciências Sociais - Política & Trabalho adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao conhecimento adotado pelo Portal de Periódicos da UFPB. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à Revista de Ciências Sociais - Política & Trabalho. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores. DIREITOS DE DEPÓSITO DOS AUTORES/AUTOARQUIVAMENTO: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na Revista de Ciências Sociais - Política & Trabalho.