DESENVOLVIMENTO, ÉTICA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: problematizando a crise ética e as oportunidades de renovação

Autores

  • Gustavo Ferreira da Costa Lima

Resumo

O presente ensaio analisa o cenário de crise ética e política na vida social brasileira contemporânea no contexto de crise do projeto moderno e de emergência de uma crítica pós-moderna. Explora os discursos e práticas desenvolvimentistas econômico e da sustentabilidade e suas conseqüências sobre a sociedade, a cultura, a educação e a educação ambiental (EA) em particular. Observa a proposta recente da UNESCO de substituição da educação ambiental (EA) por uma educação para o desenvolvimento sustentável (EDS) e procura investigar se e como a educação ambiental pode contribuir para promover a reflexão ético-valorativa e política, o diálogo criativo e a formulação de respostas teórico-práticas responsáveis e sustentáveis. Palavras-chave: Educação Ambiental. Desenvolvimento Econômico. Ética. Desenvolvimento Sustentável.

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Publicado

10.12.2006

Como Citar

Lima, G. F. da C. (2006). DESENVOLVIMENTO, ÉTICA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: problematizando a crise ética e as oportunidades de renovação. Política & Trabalho: Revista De Ciências Sociais, 25(25), 135–164. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/politicaetrabalho/article/view/6743

Edição

Seção

Nº 25 - DOSSIÊ: DILEMAS SOCIOAMBIENTAIS