Universidades públicas, sistema de cotas para os estudantes negros e disputas acadêmico-políticas no Brasil contemporâneo

Autores

  • Sales Augusto dos Santos

Resumo

Neste artigo constata-se que há uma forte correlação entre estudar em universidades públicas e ocupar espaços de prestígio, poder e mando na sociedade brasileira. Busca-se sustentar a hipótese de que a política de cotas para estudantes negros extrapola o seu objetivo imediato: a inclusão desses estudantes no ensino público superior. Ela tem um potencial transformador para além da sua função manifesta ao demonstrar para a sociedade brasileira que é possível redistribuir políticas públicas de boa qualidade e, adicionalmente, questionar a ideologia racial brasileira. E mais, possibilita se aspirar a mudanças na composição das elites dirigentes brasileiras.

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Publicado

10.12.2010

Como Citar

dos Santos, S. A. (2010). Universidades públicas, sistema de cotas para os estudantes negros e disputas acadêmico-políticas no Brasil contemporâneo. Política & Trabalho: Revista De Ciências Sociais, 33(33). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/politicaetrabalho/article/view/9033

Edição

Seção

nº 33 - DOSSIÊ AÇÕES AFIRMATIVAS