O Estado sem Empatia: Quando Fredrich Nietzsche Encontra Thomas Hobbes

Autores

  • Edna Raquel Hogemann UNIRIO/UNESA
  • Zeneida Girão da Cunha

Palavras-chave:

Filosofia Política, Poder, Era Moderna, Europa

Resumo

O presente ensaio promove uma breve análise em relação a alguns dos conceitos desenvolvidos por dois filósofos, Nietzsche e Hobbes que viveram em épocas diferentes, em locais diferentes, e cujas filosofias divergentes refletem as vidas que eles viveram, mas que, em alguma medida irão apresentar pontos de divergência e convergência, mormente no que diz respeito, em específico, à gênese do Estado, à empatia e à cooperação. O método utilizado no decorrer da pesquisa foi o dialético dedutivo, aplicado a partir do material bibliográfico obtido para a produção textual. Ao longo da pesquisa, as autoras identificaram que a relação de Nietzsche e Hobbes, no que diz respeito às noções de empatia e cooperação, tendo em conta o referencial hobbesiano do power after power é uma relação muito próxima. No entanto, nestes tempos de individualismo exacerbado a necessidade uma construção de novos elos de relacionamento e confiança apontam para o resgate necessário da ideia de cooperação e empatia entre os seres humanos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edna Raquel Hogemann, UNIRIO/UNESA

Professora permanente do Programa de Mestrado\Doutorado em Direito da Universidade Estácio de Sá/RJ. Professora adjunta do curso de Direito da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Coordenadora Geral de Iniciação Científica e Pesquisa Jurídica do Curso de Direito da Universidade Estácio de Sá/RJ. Pesquisadora APQ-1 da Faperj, membro da Law and Society Association.

Downloads

Publicado

2015-10-27

Como Citar

HOGEMANN, E. R.; CUNHA, Z. G. da. O Estado sem Empatia: Quando Fredrich Nietzsche Encontra Thomas Hobbes. Prim Facie, [S. l.], v. 13, n. 24, p. 01–21, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/primafacie/article/view/14947. Acesso em: 19 abr. 2024.