O Direito Das Gentes Como Discurso: O Tráfico Internacional De Escravos Sob A Luz Do Saber Jurídico (1839-1850)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1678-2593.2020v19n41.44266

Palavras-chave:

Direito das Gentes, Tráfico Internacional de Escravos, Comparação histórica e jurídica, Discurso

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar a literatura jurídica sobre o direito das gentes e seus efeitos jurídicos no debate internacional sobre a supressão do tráfico de escravos. Nesse sentido, a análise perseguirá como a literatura dos manuais de direito oitocentista debruçaram-se acerca dos elementos de Direito das Gentes para balizar as disputas jurídicas em relação às regras internacionais das nações no século XIX. Sendo assim, o palco das disputas do Direito das Gentes levará em consideração as contendas políticas e jurídicas que envolveram países como Brasil, Portugal e Inglaterra no que tange aos problemas sobre a interrupção do tráfico de escravos pelas águas do Atlântico Sul. Em termos metodológicos, o texto parte das contribuições da análise do discurso na vertente francesa. Ilumina-se nas fontes a produção dos sentidos jurídicos em relação ao Direito das Gentes. Ademais, o artigo iluminará um entrecruzamento interdisciplinar e metodológico entre a História e o Direito ao tomar o Direito das Gentes como um discurso/saber. Por fim, o texto apresentará como as regras do Direito Internacional foram utilizadas para dar um sentido de legalidade, legitimidade e justiça em relação a permanência ou não do tráfico internacional de escravos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gustavo Pinto de Sousa, Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES)

Professor Adjunto no Departamento de Ensino Superior no Instituto Nacional de Educação de Surdos (DESU/INES) para área de História e Educação. Foi professor de História na Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). Doutor em História pelo PPGHC/UFRJ. Mestre em História História Política pelo PPGH/UERJ com bolsa Capes/DS. Foi Professor contratado do Colégio de Aplicação da UERJ/ CAp/UERJ e da Licenciatura em História da UERJ. Professor-tutor no curso de História da UNIRIO, pólo de Duque de Caxias. Pesquisador Associado do Laboratório de Estudo das Diferenças e Desigualdades Sociais -LEDDES/UERJ e Pesquisador do Laboratório de Estudos Africanos (LeÁfrica/UFRJ).

Referências

ACCIOLY, Hildebrando et al. Manual de direito internacional público. São Paulo: Saraiva, 2011.

ALBUQUERQUE, Pedro Autran da Malta. Elementos do direito das gentes. Pernambuco: Tipografia União, 1851.

ALMEIDA, Paulo Roberto de. Formação da diplomacia econômica no Brasil: as relações internacionais no Império. São Paulo: Senac; Brasília: Funag, 2005.

BENTHAM, Jeremy. Principles of international law. In: Works of Jeremy Bentham. Ed. J. Bowring, Edinburg: William Tait, 1843. v. II. Disponível em: <http://www.laits.utexas.edu/poltheory/bentham/pil/pil.e01.html>.

BOSON, Gerson de Brito Mello. Direito internacional público. Belo Horizonte: Del Rey, 1994.

CERVO, Amado Luiz; BUENO, Clodoaldo. História da política exterior do Brasil. São Paulo: Ática, 1992.

DELGADO, Érika Melek. Identidades em trânsito: o caso dos africanos livres na primeira colônia britânica da África Ocidental. Revista de Ciências Humanas, Viçosa, v. 14, n. 2, 2014. Disponível em: <http://www.cch.ufv.br/revista/pdfs/vol14/artigo5dvol14-2.pdf>.

FERREIRA, Silvestre Pinheiro. Manual do cidadão em um governo representativo, ou principios de direito constitucional, administrativo e das gentes. Paris: Rey et Gravier/J. P. Aillaud, 1834. v. 2.

FLORES, Alfredo. Algumas reflexões sobre o método de estudo de caso no direito. Revista Quaestio Iuris, v. 4, n. 1, 2011. Disponível em: <http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/quaestioiuris/article/view/10210/7988>.

FOUCAULT, Michel. Arqueologia do saber. Tradução de Luiz Felipe Baeta Neves.7. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2009.

FOUCAULT, Michel. As palavras e as coisas. Tradução de Salma Tannus Muchail. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1987.

GRINBERG, Keila. Escravidão e relações diplomáticas Brasil e Uruguai, século 19. In: 4o ENCONTRO ESCRAVIDÃO E LIBERDADE NO BRASIL MERIDIONAL. Anais… Curitiba: UFPR, 2015.

LETWIN, Shirley Robin. On the history of the idea of law. Cambridge University Press, 2005.

LIMA, Rafael Peter de. Diplomacia em xeque: direito das gentes e escravidão na agenda bilateral Brasil-Uruguai. Revista História e Cultura, Franca, 2015.

MALTEZ, José Adelino. Princípios de ciência política: o problema do direito. Lisboa: ISCSO, 1998.

MAMIGONIAN, Beatriz Gallotti. Une modernité imposée et ambigué: la Grande-Bretagne, le Brésil et le projet d’abolition de la traite 1848-1851. In: REIS, Daniel Aarão; ROLLAND, Denis (Coord.). Modernités nationales, modernités importées. Paris: L’Harmattan, 2012.

MATTOSO, Kátia M. de Queirós. Ser escravo no Brasil. Tradução de James Amado. São Paulo: Brasiliense, 2003.

PAIVA, Vicente Ferrer Neto. Elementos de direito das gentes. Lisboa: Universidade de Coimbra, 1839.

ROCHA, Acílio da Silva Estanqueiro. O ideal da paz e o utilitarismo: o europeísmo de Bentham. Barcelona: Universitat, 2002. Sep. de “Retos de larazónpráctica”, 2002.

SECRETO, Maria Verónica. O asilo como direito de “gentes” na tradição espanhola. In: 7o ENCONTRO ESCRAVIDÃO E LIBERDADE NO BRASIL MERIDIONAL. Anais… Curitiba: UFPR, 2015.

SILVA, Leonardo Bruno. O tráfico de escravos nas relações externas de Brasil e Portugal. Tese (Doutorado) — Faculdade de Ciências e Letras de Assis, Unesp, São Paulo, 2014.

SOUZA, Alexandro Ferreira. Silvestre Ferreira e o pensamento político luso-brasileiro do século XIX. Revista de Estudos Filosóficos da UFSJ, São João del-Rei, n. 3, p. 8, 2009.2. Disponível em: <http://www.ufsj.edu.br/portal2repositorio/File/revistaestudosfilosoficos/art2-rev3.pdf>.

VATTEL, Emer de. O direito das gentes. Brasília: UnB/Instituto de Pesquisas das Relações Internacionais, 2004.

ZIMMERMANN, Benédicte; WERNER, Michael. Pensar a história cruzada: entre empiria e reflexibilidade. Textos de História, v. 11, n. 1-2, 2003.

Downloads

Publicado

2020-08-07

Como Citar

DE SOUSA, G. P. O Direito Das Gentes Como Discurso: O Tráfico Internacional De Escravos Sob A Luz Do Saber Jurídico (1839-1850). Prim Facie, [S. l.], v. 19, n. 41, p. 195–226, 2020. DOI: 10.22478/ufpb.1678-2593.2020v19n41.44266. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/primafacie/article/view/44266. Acesso em: 23 abr. 2024.