O Ensino Jurídico E O Desenvolvimento Das Habilidades Profissionais Para O Século XXI Na Pandemia De Covid-19: Uma Visão A Partir Dos Docentes Do Estado Do Ceará

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1678-2593.2021v20n43.54292

Palavras-chave:

Ensino Jurídico, Inteligências Múltiplas, Habilidades profissionais, Pandemia, COVID19

Resumo

Com base em dados coletados a partir de uma amostra de 66 (sessenta e seis) docentes do ensino superior de Direito, este artigo objetiva analisar, no contexto da pandemia do COVID-19, em que medida a migração das aulas presenciais para as aulas síncronas impactaram o ensino jurídico em graduações e pós-graduações de universidades públicas e privadas do Estado do Ceará. A metodologia se deu, principalmente, por meio de pesquisa empírica do tipo survey com a elaboração de formulário no Google Forms, enviadas por e-mail e WhatsApp ao corpo docente de graduações e pós-graduações do curso de Direito de Universidades públicas e privadas do Estado do Ceará. Também se realizou pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa, natureza teórica e caráter descritivo e exploratório. Os resultados à análise dos dados coletados apontam que, embora as aulas fossem preponderantemente presenciais antes da pandemia, as ferramentas virtuais apontam novas possibilidades para que ensino jurídico atinja as expectativas para a formação profissional do século XXI. Concluiu-se, ainda que de forma incipiente, que é possível vislumbrar uma tendência à adaptação e incremento das aulas síncronas no ensino jurídico em graduações e pós-graduações de universidades públicas e privadas do Estado do Ceará.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mateus Rodrigues Lins, Universidade de Fortaleza (UNIFOR)

Mestrando em Direito Constitucional e Teoria Política pela Universidade de Fortaleza (PPGD/UNIFOR). Pesquisador bolsista da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Direitos Culturais (GEPDC/UNIFOR).

Lívia Chaves Leite, Universidade de Fortaleza (UNIFOR)

Mestranda em Direito Constitucional pelo Programa de Pós Graduação em Direito Stricto Sensu da Universidade de Fortaleza- UNIFOR. Pesquisadora do grupo Ensino e Pesquisa no Direito (GEPEDI).

Mônica Mota Tassigny, Universidade de Fortaleza (UNIFOR)

Professora titular do Programa de Pós-Graduação em Direito Constitucional da Universidade de Fortaleza do Programa de Pós-Graduação. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará (1994), doutora em Sócio-Economie du développement - Ecole des Hautes Études en Sciences Sociales (2002) e doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2002).

Downloads

Publicado

2021-02-12

Como Citar

LINS, M. R.; LEITE, L. C.; TASSIGNY, M. M. O Ensino Jurídico E O Desenvolvimento Das Habilidades Profissionais Para O Século XXI Na Pandemia De Covid-19: Uma Visão A Partir Dos Docentes Do Estado Do Ceará . Prim Facie, [S. l.], v. 20, n. 43, 2021. DOI: 10.22478/ufpb.1678-2593.2021v20n43.54292. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/primafacie/article/view/54292. Acesso em: 20 abr. 2024.