O PENSAMENTO HELENÍSTICO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE FILOSOFIA PARA O ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE DAS OBRAS DISPONIBILIZADAS PELO PNLD

Autores

  • Antônio Alex Pereira de Sousa
  • José Carlos Silva de Almeida

DOI:

https://doi.org/10.7443/problemata.v9i3.41671

Palavras-chave:

livros didáticos, filosofia helenística, fragmentos de textos.

Resumo

o artigo apresenta uma análise comparativa dos livros de filosofia do Ensino médio disponibilizados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2015 à rede pública de educação brasileira, especificamente os temas e questões em torno dos filósofos helenísticos. Para isso, observamos os conceitos e o uso de fragmentos de textos filosóficos que colaborem para a compreensão das temáticas pelos estudantes, bem como a realização de um trabalho mais completo pelos professores. Das conclusões da pesquisa, notamos que a maioria das obras apresentam conceitos de pensadores helenísticos, mas, com poucas exceções, não deram atenção à questão do uso de fragmentos de textos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARANHA, Maria Lúcia de Arruda e MARTINS, Maria Helena Pires. Filosofando: introdução à filosofia. 5ª ed. São Paulo: Ed. Moderna, 2013.

GALLO, Sílvio. Filosofia: experiência do pensamento. 1ª ed. São Paulo: Scipione, 2013.

CHAUÍ, Marilena. Iniciação à Filosofia. 2ª ed. São Paulo: Ed. Ática, 2014.

COTRIM, Gilberto e FERNANDES, Mirna. Fundamentos de Filosofia. 2ª ed. São Paulo: Ed. Saraiva, 2013.

MEIER, Celito. Filosofia: por uma inteligência da complexidade. 2ª ed. Belo Horizonte: Ed. Pax, 2014.

Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica. Guia de livros didáticos: PNLD 2015: filosofia: ensino médio. Brasília, 2014. 52p.

RATIER, Rodrigo e SOARES, Wellington. Livro didático: como usá-lo com equilíbrio. Nova escola. Fortaleza, 09/07/2017. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/1731/livro-didatico-como-usa-lo-com-equilibrio.

Downloads

Publicado

27-10-2018

Edição

Seção

ENSINO DE FILOSOFIA, OLHARES E METODOLOGIAS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)