HANS JONAS E OS PRESSUPOSTOS FILOSÓFICOS DO DARWINISMO: A IDEIA MODERNA DE ORIGEM E SUA APLICAÇÃO MECANICISTA AO REINO DA VIDA

Autores

  • Antonio Fábio Cabral da Silva
  • Edmilson Alves de Azevêdo

DOI:

https://doi.org/10.7443/problemata.v9i4.43234

Palavras-chave:

Mechanism. Dualism. Life. Science. Ontology.

Resumo

Este artigo trata dos pressupostos filosóficos que norteiam o darwinismo a partir da perspectiva de Hans Jonas e sua crítica ao dualismo ainda presente no existencialismo. Enfatizando o papel do dualismo na tradição filosófica e suas reverberações dentro da visão científica moderna, a vida biológica em seu sentido mais fundamental se viu fragmentada pela interpretação mecanicista proporcionada pelo cartesianismo e pela ideia moderna de origem que alimentam o niilismo e a perspectiva do nada diante de uma ontologia da morte em oposição a uma ontologia da vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

DESCARTES. Discurso do método. Tradução de J. Guinsburg e Bento Prado Júnior. – São Paulo: Nova Cultural, 1996. Pp. 61-115. (Col. Os Pensadores).

______. Meditações. Tradução de J. Guinsburg e Bento Prado Júnior. São Paulo: Nova Cultural. 1996. pp. 241-319. (Col. Os Pensadores).

DIEGUES, A. C. O mito moderno da natureza intocada. São Paulo: Hucitec. 1996.

DILTHEY, W. Introdução às Ciências Humanas. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.

HEIDEGGER, M. Ser e Tempo I e II. Petrópolis-RJ: Editora Vozes, 2006.

HOBBES, Thomas. Leviatã. Tradução de João Paulo Monteiro e Maria Beatriz Nizza da Silva. – São Paulo: Nova Cultural, 1997. Pp. 27-485. (Col. Os Pensadores).

HUSSERL, Edmund. A crise das ciencias europeias e a fenomenología transcendental: uma introdução à filosofía fenomenológica. Tradução de Diogo Falcão Ferrer. – 1ª ed. – Rio de Janeiro: Forense Universitaria, 2012.

JONAS, Hans. El principio de responsabilidad – Ensayo de una ética para la civilización tecnológica. Tradução de Javier Mª Fernández Retenaga. – Barcelona: Herder Editorial. 2004.

______. O princípio vida: Fundamentos para uma biologia filosófica. Tradução de Carlos Almeida Pereira. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2004.

______. O Princípio Responsabilidade: ensaio de uma ética para a civilização tecnológica. Tradução de Marijane Lisboa e Luiz Barros Montez. – Rio de Janeiro: Contraponto: Ed. Puc-Rio, 2006.

______. Técnica, medicina e ética: sobre a prática do princípio de responsabilidade. Tradução do Grupo de Trabalho Hans Jonas da AMPOF. – São Paulo: Paulus, 2013.

NOVAES. Adalto (Org). A Crise da Razão. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.

OLIVEIRA, Joelson. Compreender Hans Jonas. Petrópolis: Vozes, 2014.

Downloads

Publicado

17-12-2018

Edição

Seção

Artigos