O MÉTODO PARA A DESCOBERTA DA JUSTIÇA EM PLATÃO

CONTRASTES INTERPRETATIVOS ENTRE M. CORNFORD E WILLIAM ALTMAN

Autores

  • Rosana Nascimento Mota Ferreira UFPR

DOI:

https://doi.org/10.7443/problemata.v12i2.58170

Palavras-chave:

Platão, Justiça, Método

Resumo

O presente texto discute duas interpretações antagônicas sobre o método platônico para a justiça. Discute se haveria uma ruptura metodológica, na busca pela justiça, realizada por Platão em relação à Sócrates. São analisadas diferentes perspectivas interpretativas do texto de A República e o consequente conflito dessas visões, com a análise de textos dos estudiosos platônicos Francis M. Cornford e William H. F. Altman. Ao confrontar as duas perspectivas interpretativas, objetiva-se analisar qual seria a melhor leitura do principal diálogo platônico, aquela interpretação que mais se aproximaria da intenção primeira do mestre grego

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Referências

REFERENCIAS

ALTMAN, William H. F. Plato the teacher: the crisis of Republic. Lanham: Lexington Books, 2012.

CORNFORD, F. M. Plato's Commonwealth. In: The Anwritten Philosophy and Other Essays. Cambridge At The University Press. 1950.

ENGLER, M. R. Plato the Teacher: the crisis of Republic (William Altman) - resenha. Hypnos (PUCSP), v. 30, p. 139-146, 2013b. Disponível em https://www.academia.edu/9908505/Plato_the_teacher_William_Altman_Resenha. Acesso em 03/08/2020.

PLATÃO. A República. Trad. Maria H. R. Pereira. Lisboa: Fund. Calouste Gulbenkian, 2001.

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Publicado

23-12-2021

Edição

Seção

Artigos