GÊNEROS TEXTUAIS NOS EXAMES DE LÍNGUA INGLESA DO CEFET-PB: UM ESTUDO DE CASO

Autores

  • Adriana Araújo Costeira de Andrade
  • Ivana Alencar Peixoto Lianza da Franca
  • Jackelinne Maria de Albuquerque Aragão
  • Myrta Leite Simões

Resumo

A abordagem instrumental (AI) surgiu na década de 60 tendo em vista a demanda crescente, em todo o mundo, por cursos de inglês. No Brasil, a história dessa abordagem somente veio a acontecer nos anos 70, através do Projeto Nacional de Ensino de Inglês Instrumental em Universidades Brasileiras, coordenado pela Profª Drª Maria Antonieta Alba Celani, docente e pesquisadora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP. No que se relaciona às suas fases de desenvolvimento, a AI teve seu início com a análise do registro, seguida da análise do discurso, análise da situação alvo, a fase das habilidades/estratégias, a abordagem centrada na aprendizagem e, atualmente, a nova tendência centrada em gêneros, tendo como expoentes Swales (1990) e Bhatia (1993). O nosso objetivo, nesse trabalho, é o de analisar exames de Vestibular do CEFET-PB, no período compreendido entre 1999 e 2007.1, a fim de verificar como o trabalho com a tendência dos gêneros textuais, que ora se configura, tem sido desenvolvido.

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Como Citar

Andrade, A. A. C. de, Franca, I. A. P. L. da, Aragão, J. M. de A., & Simões, M. L. (2012). GÊNEROS TEXTUAIS NOS EXAMES DE LÍNGUA INGLESA DO CEFET-PB: UM ESTUDO DE CASO. PROLÍNGUA, 1(1). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/prolingua/article/view/13387

Edição

Seção

Artigos