DISCURSOS SOBRE A MULHER: UMA ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA: ENSINO MÉDIO
Resumo
O objetivo dessa pesquisa é de apresentar algumas reflexões a respeito dos discursos sexistas apresentados em um livro didático analisado, considerando os pressupostos teóricos da Análise Crítica do Discurso apresentados por Van Dijk (2008) e Fairclough (2008). Observa-se que, embora esse livro tenha sido produzido por um grupo de professores, não se assegurou ao educando, na escolha dos textos e dos encaminhamentos propostos uma visão crítica dos discursos que veiculam preconceito contra a mulher, de modo que a desnaturalização de discursos preconceituosos não ocorre nas reflexões apontadas nessa produção didática. Por outro lado, conforme Grigoletto (1999), Fregonezzi (1997) e Bezerra (2005), o próprio educador, muitas vezes, não consegue fazer uma leitura crítica dos discursos que constituem os fatos sociais de sua realidade. Constata-se, assim, que o livro didático, historicamente, tem servido para a veiculação de ideologias oriundas da elite dominante que enaltecem grupos sociais privilegiados, produzindo o consenso das massas a determinados valores ideológicos de sociedade e de homem. Como veiculador de ideologias, o livro didático consolida-se como um instrumento de poder que naturaliza discursos de modo cômico ou humorístico, acentuando as desigualdades entre homens e mulheres. Ao propor discursos que apresentam a mulher e, não se apresentar ao educando reflexões quanto à ideologia neles presentes, entende-se que essas desigualdades são confirmadas de modo a mantê-las como discursos de verdade.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2013-09-16
Como Citar
Nath-Braga, M. A. (2013). DISCURSOS SOBRE A MULHER: UMA ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA: ENSINO MÉDIO. PROLÍNGUA, 8(1). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/prolingua/article/view/16894
Edição
Seção
Artigos