POR UMA POLÍTICA DE LETRAMENTO EM PLE

Autores

  • Webert Cavalcanti Barros Universidade Federal da Paraíba
  • Regina Celi Mendes Pereira Universidade Federal da Paraíba

Resumo

O processo de ensino e aprendizagem em Português Língua Estrangeira (PLE) é algo que proporciona ao aprendiz uma outra maneira de ler o mundo. Ancorados nas reflexões de Barton (2000), Kleiman (2005) e Soares (1998), sob o arcabouço da Linguística Aplicada, acreditamos que as práticas de letramento, empreendidas nesse processo, possibilitam ao estudante estrangeiro em situação de imersão no Brasil, de acordo com Bronckart (2006), o conhecimento da forma de engajamento e participação em um grupo. Nesse artigo, discutimos certos aspectos relacionados às políticas linguísticas voltadas ao ensino de PLE no Brasil, confrontando com alguns dados frutos de nossa experiência docente desenvolvida em turmas de PLE, na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), entre o primeiro semestre de 2008 e o segundo de 2009. As reflexões indicam que as práticas docentes desenvolvidas nessa perspectiva contribuem para mudar a realidade dos atores sociais envolvidos no processo de ensino e aprendizagem de PLE.

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Publicado

2013-09-16

Como Citar

Barros, W. C., & Pereira, R. C. M. (2013). POR UMA POLÍTICA DE LETRAMENTO EM PLE. PROLÍNGUA, 8(1). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/prolingua/article/view/16896

Edição

Seção

Artigos