REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE A LEITURA EM UM ESPAÇO DE INTERAÇÃO VERBAL

Autores

  • Claudio Marzo Cavalcanti de Brito Universidade Federal da Paraíba
  • Mariana di Stefano Universidad de Buenos Aires

Resumo

Com base em relatos de impressões sobre uma oficina de leitura, escritos por alunos do 2º ano do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Eletrotécnica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – Campus João Pessoa, e tendo como referência teórica os estudos de Valentin Volochinov sobre a interação verbal e as representações sociais de Serge Moscovici, o artigo analisa a influência da interação verbal na construção de representações sociais sobre a leitura, no período de atividades da oficina, a partir das relações do aluno leitor com o texto, o professor e o grupo participante, em um espaço criado para o desenvolvimento de uma leitura compartilhada. Foi observado que a análise discursiva dos relatos de impressões, dentro de um espaço de interação verbal, constitui-se um instrumento importante para melhor compreender os efeitos do ato de ler na construção de sentidos e de representações durante o processo de formação da identidade do sujeito leitor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-09-17

Como Citar

Brito, C. M. C. de, & di Stefano, M. (2013). REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE A LEITURA EM UM ESPAÇO DE INTERAÇÃO VERBAL. PROLÍNGUA, 8(1). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/prolingua/article/view/16915

Edição

Seção

Artigos