A REFERÊNCIA AO TEMPO EM TEXTOS NARRATIVOS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES APRENDIZES DO PORTUGUÊS BRASILEIRO

Autores

  • Mirian Rose Brum-de-Paula UFPEL
  • Katiane Teixeira Barcelos Casero UFPEL
  • Bruna Santana Dias-Cavalheiro UFPEL

Resumo

Para construir um texto narrativo, o locutor necessita selecionar, ordenar e articular as informações que intenciona enunciar. É preciso que alguns acontecimentos sejam organizados de modo cronológico para que emerja a trama, o primeiro plano do discurso. A tarefa adquire complexidade maior quando eventos não ancorados no eixo do tempo são reportados. Surge, então, o pano de fundo, o segundo plano do discurso. Construir o pano de fundo da narrativa, constituído de processos concomitantes, anteriores ou posteriores aos reportados na trama, exige o emprego de diferentes elementos especializados para expressar esses movimentos. Neste estudo, tentamos identificar os recursos empregados por crianças e adolescentes, em processo de aquisição da linguagem, para resolver o problema da quebra da linearidade do discurso no que diz respeito à simultaneidade, principalmente. A análise da produção - oral e escrita - correspondente a duas cenas da história Frog, where are you? (MAYER, 1969) permitiu constatar que os textos analisados carecem de recursos linguísticos para dar conta da concomitância em textos narrativos.

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Biografia do Autor

Mirian Rose Brum-de-Paula, UFPEL

Professora Associada do Centro de Letras e Comunicação da UFPel.

Katiane Teixeira Barcelos Casero, UFPEL

Universidade Federal de Pelotas - PIBIC/CNPq - Licenciatura em Letras.

Bruna Santana Dias-Cavalheiro, UFPEL

Universidade Federal de Pelotas - PROBIC/ FAPERGS.

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Publicado

2014-06-04

Como Citar

Brum-de-Paula, M. R., Casero, K. T. B., & Dias-Cavalheiro, B. S. (2014). A REFERÊNCIA AO TEMPO EM TEXTOS NARRATIVOS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES APRENDIZES DO PORTUGUÊS BRASILEIRO. PROLÍNGUA, 8(2). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/prolingua/article/view/19344

Edição

Seção

Artigos