A REFERÊNCIA AO TEMPO EM TEXTOS NARRATIVOS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES APRENDIZES DO PORTUGUÊS BRASILEIRO
Resumo
Para construir um texto narrativo, o locutor necessita selecionar, ordenar e articular as informações que intenciona enunciar. É preciso que alguns acontecimentos sejam organizados de modo cronológico para que emerja a trama, o primeiro plano do discurso. A tarefa adquire complexidade maior quando eventos não ancorados no eixo do tempo são reportados. Surge, então, o pano de fundo, o segundo plano do discurso. Construir o pano de fundo da narrativa, constituído de processos concomitantes, anteriores ou posteriores aos reportados na trama, exige o emprego de diferentes elementos especializados para expressar esses movimentos. Neste estudo, tentamos identificar os recursos empregados por crianças e adolescentes, em processo de aquisição da linguagem, para resolver o problema da quebra da linearidade do discurso no que diz respeito à simultaneidade, principalmente. A análise da produção - oral e escrita - correspondente a duas cenas da história Frog, where are you? (MAYER, 1969) permitiu constatar que os textos analisados carecem de recursos linguísticos para dar conta da concomitância em textos narrativos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2014-06-04
Como Citar
Brum-de-Paula, M. R., Casero, K. T. B., & Dias-Cavalheiro, B. S. (2014). A REFERÊNCIA AO TEMPO EM TEXTOS NARRATIVOS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES APRENDIZES DO PORTUGUÊS BRASILEIRO. PROLÍNGUA, 8(2). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/prolingua/article/view/19344
Edição
Seção
Artigos