AQUISIÇÃO DA ESCRITA: O TEXTO INFANTIL EM FOCO NO ENSINO PÚBLICO E PRIVADO DO CARIRI PARAIBANO

Autores

  • Paulo Vinícius Ávila-Nóbrega UEPB/UFPB
  • Danielle Ribeiro Soares UEPB

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar o processo de aquisição da escrita com o caráter discursivo por meio de textos produzidos por crianças do 2º e 3º anos do ensino fundamental de duas escolas do cariri paraibano. A nossa motivação com o projeto foi perceber que as crianças na região em questão avançam para as séries/anos seguintes sem desenvolver as habilidades esperadas de produção de texto com a finalidade da circulação social. O nosso trabalho está baseado em postulados de Abaurre (1997), Cardoso (2002), Calil (2009) e Alves (2011) entre outros, que desenvolveram pesquisas relacionadas à aquisição da escrita infantil e das estratégias da criança no processo de aquisição da linguagem escrita a partir do contato com os primeiros textos. Os nossos resultados mostram que nas escolas em que as crianças eram incentivadas a escrever tendo em vista outros leitores para os seus textos, e não apenas o professor, elas dominavam o modelo de texto e a situação de produção.

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Publicado

2014-06-04

Como Citar

Ávila-Nóbrega, P. V., & Soares, D. R. (2014). AQUISIÇÃO DA ESCRITA: O TEXTO INFANTIL EM FOCO NO ENSINO PÚBLICO E PRIVADO DO CARIRI PARAIBANO. PROLÍNGUA, 8(2). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/prolingua/article/view/19345

Edição

Seção

Artigos