A REINVENÇÃO DE DISCURSOS E A HISTÓRIA DA CRIANÇA NA LINGUAGEM

Autores

  • Carmem Luci da Costa Silva Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo

Este artigo busca responder à seguinte questão: como a criança se historiciza em sua língua materna para se fundar na dupla natureza (individual e social) dessa língua? Partimos da formulação de Silva (2009, p. 286) de que a criança produz uma história de enunciações, por meio da qual se instaura em sua língua materna e no sistema de representações de sua cultura para se estabelecer como sujeito de/na linguagem. Essa formulação, neste texto, recebe embasamento na teorização de Benveniste (1966/1995; 1974/1989) sobre linguagem e nos deslocamentos dessa teorização operados por Agamben (2008) em sua Teoria da Infância e por Dessons (2006) em sua discussão sobre a invenção do discurso. Considerando que a língua atualizada em discurso se mostra como interpretante do sistema cultural, buscamos, por meio da análise de fatos enunciativos de uma criança acompanhada longitudinalmente, refletir sobre o modo como essa criança se inscreve em seu sistema linguístico-cultural e inaugura a sua infância na linguagem, lugar que a possibilita historicizar-se como sujeito de sua linguagem.

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Publicado

2016-02-04

Como Citar

Silva, C. L. da C. (2016). A REINVENÇÃO DE DISCURSOS E A HISTÓRIA DA CRIANÇA NA LINGUAGEM. PROLÍNGUA, 10(1). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/prolingua/article/view/27595

Edição

Seção

Artigos