ENSINO DE PRODUÇÃO TEXTUAL VISANDO À AUTORIA: UMA PROPOSTA PARA A CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA NA ESCRITA

Autores

  • Jéssica Pereira da Silva Universidade de Pernambuco
  • Tatiana Simões e Luna Universidade Federal Rural de Pernambuco

Resumo

Partindo do conceito de escrita como prática social, este trabalho expõe uma proposta pedagógica de ensino da escrita que conduz os alunos a serem, de fato, autores de seus textos. Para tanto, fundamenta-nos no conceito de autoria de Possenti (2002), nos estudos acerca do ensino de produção textual (DOLZ, SCHNEUWLY, 2004; DOLZ, NOVERRAZ, SCHNEUWLY, 2004; GERALDI, 1991, 2010a,2010b) e na estratégia de ensino de língua a partir de projetos temáticos (COELHO, MELO, SUASSUNA, 2006). Sabendo que a aprendizagem da escrita não se dá espontaneamente, apresentamos uma proposta de intervenção sistemática e planejada. A metodologia utilizada consiste na análise de duas versões do gênero cartaargumentativa, produzidas por alunos de uma turma-piloto do 3º ano do Ensino Médio (EM), no início e no finalde uma sequência didática. Acreditamos que os resultados obtidos contribuíram com a nossa formação docente na medida em que realizamos uma prática de letramento situada e significativa durante o período de estágio.

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Publicado

2016-05-03

Como Citar

Silva, J. P. da, & Luna, T. S. e. (2016). ENSINO DE PRODUÇÃO TEXTUAL VISANDO À AUTORIA: UMA PROPOSTA PARA A CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA NA ESCRITA. PROLÍNGUA, 10(3). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/prolingua/article/view/28691

Edição

Seção

Artigos