CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DO PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA EM PERSPECTIVA DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)

Wilder Kleber Fernandes de Santana, Manoel Alves Tavares de Melo

Resumo


Este trabalho se propôs a analisar a construção identitária do Professor de Língua Inglesa em perspectiva da formação profissional na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para a composição da pesquisa, inicialmente, incidimos estudos sobre a construção identitária do professor de Língua Inglesa. Depois, discutimos sobre a importância da profissionalização para o trabalho docente na Educação Básica – EJA e, na seção três, nos ativemos à análise das entrevistas que foram realizadas com três professores de instituições do município de Santa Rita- PB, na modalidade EJA. Com base em conceitos advindos da Linguística Aplicada (LA) e do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), recorremos a pressupostos teóricos de Celani (2006), Bronckart (2008; 2009), Garcia (2010), Pereira, Medrado e Reichmann (2015), e Lawn (2000), dentre outros, sobre a Identidade do professor, em que averiguamos como o ensino de Língua Inglesa no Brasil é amparado em documentos legais, como o Conselho Nacional de Educação (CNE). A motivação por esse estudo se deu pela experiência de um dos autores enquanto docente de Língua Inglesa da rede municipal de Santa Rita – PB, o que tornou mais viável a realização da entrevista, a qual focalizou a compreensão dos docentes sobre as mudanças que ocorreram nos últimos cinco anos em perspectiva da formação profissional na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os resultados apontam que as últimas mudanças foram positivas no referente ao trabalho profissional dos docentes, através das quais percebeu-se a especificidade de suas
construções identitárias, afetando, assim, a postura profissional do professor.

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DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2018v13n2.41959

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