PERSPECTIVA DIALÓGICA NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA: UM ESTUDO DISCURSIVO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2020v15n1.52435

Palavras-chave:

Língua Portuguesa, Dialogismo, Ensino

Resumo

Este estudo objetivou analisar uma proposta de atividade didática de Língua Portuguesa em perspectiva dialógica, observando como ela pode contribuir na construção de sentidos plurais do enunciado, de modo a constituir a formação do aluno leitor e produtor de textos. Assim, recorremos às contribuições de Bakhtin (2006 [1979]; 2010 [1930-34]), Medviédev (2016 [1928]) e Volóchinov (2017 [1929]) para subsidiarem a pesquisa. A abordagem dialógica tem demonstrado que há diversas possibilidades de análise das manifestações de linguagem, e que os diversos enunciados podem ser compreendidos em perspectiva discursiva. Nesse sentido, delimitamos como lócus do estudo a unidade três do livro didático Português contemporâneo – diálogo, reflexão e uso, para efetivação das análises, por meio da perspectiva dialógica do discurso. Nessa direcionalidade, o manuscrito está estruturado em três seções: Abordagem dialógica do discurso; Axiologia e o ensino de Língua Portuguesa; e Trilhando caminhos concretos: análise dialógico-axiológica de enunciados. Os resultados apontaram para o fato de que as práticas analíticas de linguagem sob horizonte dos estudos dialógicos potencializam estratégias autorais na formulação de enunciados, na medida em que instigam os sujeitos estudantes a assumirem postura crítica diante do texto, avaliando seus aspectos linguísticos e socio-histórico-ideológicos.   

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wilder Kleber, Universidade Federal da Paraíba

Doutorando e Mestre em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (Proling-UFPB)  e Mestre em Teologia pela Faculdade Teológica Nacional. É membro-pesquipador do Grupo de Pesquisas em Linguagem, Enunciação e Interação - GPLEI - PROLING/ UFPB.

Silvio Nunes da Silva Júnior, Universidade Federal de Alagoas

Doutorando e mestre em Linguística pelo Programa de Pós-graduação em Linguística e Literatura da Universidade Federal de Alagoas (PPGLL/UFAL). Membro do Grupo de Estudos Discurso, Ensino e Aprendizagem de Línguas e Literaturas (GEDEALL/CNPq/UFAL) e do Grupo de Estudo das Narrativas Alagoanas (GENA/CNPq/UNEAL).

Pedro Farias Francelino, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Mestre em Língua Portuguesa pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Pós-doutorado em Linguística pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). É Professor Associado do Departamento de Língua Portuguesa e Linguística da UFPB e docente do Programa de Pós-graduação em Linguística da mesma instituição.

Downloads

Publicado

2020-10-26

Como Citar

de Santana, W. K. F., da Silva Júnior, S. N. ., & Farias Francelino, P. . (2020). PERSPECTIVA DIALÓGICA NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA: UM ESTUDO DISCURSIVO. PROLÍNGUA, 15(1), 119–133. https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2020v15n1.52435