PRODUÇÃO TEXTUAL NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO ALUNO DO PROEJA POR MEIO DE PROJETOS DIDÁTICOS
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2021v16n1.58804Palavras-chave:
PROEJA. Produção textual. Projetos. Letramento. Multimodalidade.Resumo
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade com particularidades que a distingue da Educação Básica Regular. A concepção de mundo de uma pessoa que regressa aos estudos na idade adulta é bem peculiar, uma vez que já tem crenças e valores consolidados. Além disso, esses jovens e adultos vivem no mundo do trabalho, têm responsabilidades sociais e familiares, formaram seus valores éticos e morais a partir da realidade sócio-econômica-cultural em que estão inseridos. A partir disso, este estudo objetivou desenvolver uma proposta metodológica para ressignificação do ensino de produção textual nas aulas de Língua Portuguesa, especificamente no contexto do PROEJA. Para tanto, baseou-se nos estudos do letramento (SUASSUNA; MELO; COELHO, 2006; ROJO, 2009); na multimodalidade (DIONÍSIO; VASCONCELOS, 2013; RIBEIRO, 2016); e nos documentos oficiais que regulamentam o ensino de Língua Portuguesa no Ensino Médio. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo pesquisa-ação. Os dados foram coletados por meio de observação participante e das produções textuais dos colaboradores da pesquisa. Os resultados revelam a importância de projetos de letramento didático-temáticos que valorizem práticas pedagógicas voltadas para a construção da cidadania e para as reais necessidades sociais e profissionais dos discentes da EJA, aproveitando o conhecimento de mundo que eles adquiriram naturalmente como diferencial facilitador do processo de letramento escolar.