v. 16 n. 1 (2021): Número Atemático

Gravura "Pipas" de Maurício Nascimento (Portal Domínio Público)
Publicado: 2021-10-11

Editorial

  • APRESENTAÇÃO

    DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2021v16n1.61125
    Regina Celi Mendes Pereira, Fábio Alexandre Silva Bezerra
    i

Artigos

  • A INTERAÇÃO DISCURSIVA EM ENUNCIADOS CONCRETOS EM CIRCULAÇÃO NO TWITTER

    DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2021v16n1.58750
    Aloísio de Medeiros Dantas, Manassés Morais Xavier, Raniere Marques de Melo
    1-15
  • O PROJETO ENUNCIATIVO DA PÁGINA INSTITUCIONAL DE UMA IGREJA INCLUSIVA

    DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2021v16n1.58789
    Karina Giacomelli, Eduardo Soares da Cunha
    16-26
  • A EXPERIÊNCIA SOCIAL DA LESBIANIDADE REPRESENTADA NO DRAMA AUTOBIOGRÁFICO-MEMORÍSTICO EM QUADRINHOS

    DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2021v16n1.58752
    Fábio Alexandre Silva Bezerra, Thayse Silva da Rocha Dias
    27-42
  • UMA ANÁLISE EM POLÍTICA LINGUÍSTICA DO PORTUGUÊS COMO LÍNGUA CRÍTICA E DE PRÁTICAS TRANSCULTURAIS EM UM CONTEXTO ESTADUNIDENSE

    DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2021v16n1.58581
    Alencar Guth
    43-58
  • A LEITURA DO ESPAÇO EM POESIAS DE CECÍLIA MEIRELES: UMA ABORDAGEM BACHELARDIANA

    DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2021v16n1.58304
    Jéssica Taiara Kottwitz
    59-68
  • LEITURA DE REPORTAGEM DE SITES EM LÍNGUA INGLESA: UMA PROPOSTA PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES LEITORAS

    DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2021v16n1.58665
    Renata Carolina e Silva Rocha Pinto
    69-83
  • A TRANSFERÊNCIA LINGUÍSTICA NA APRENDIZAGEM DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA POR APRENDIZES BRASILEIROS: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA a literature review

    DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2021v16n1.58708
    Raphaela Palombo Bica de Freitas, Bernardo Kolling Limberger, Isabella Mozzillo
    84-96
  • ATITUDES PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS DE INGLÊS EM MEIO À PROLIFERAÇÃO DE ACRÔNIMOS PARA A LÍNGUA INGLESA

    DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2021v16n1.58235
    Regina Celia Halu
    97-109
  • O ENSINO REMOTO COM O LÚDICO DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19: DESAFIOS E APRENDIZAGENS

    DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2021v16n1.58775
    Rosycléa Dantas, Elaine Silva
    110-125
  • EFEITOS DA PROSÓDIA DE L2 NO ENSINO DE PRONÚNCIA E NA COMUNICAÇÃO ORAL

    DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2021v16n1.58725
    Leônidas José da Silva Jr, Plínio A. Barbosa
    126-141
  • PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL I QUANTO AOS IMPACTOS DA PANDEMIA DO COVID-19 NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM INFANTIL

    DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2021v16n1.58798
    Isabelle Cahino Delgado, Pâmela Pontes dos Santos, Maria Milena Sousa de Brito
    142-151
  • O MODELO DE GESTÃO EDUCACIONAL DAS ESCOLAS CIDADÃS INTEGRAIS DA PARAÍBA: ANÁLISE DE UM CADERNO FORMATIVO À LUZ DO ISD

    DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2021v16n1.58800
    Philipe Pereira Borba de Araújo, Filipe Mendes Cavalcanti Leite, Liliane Alves Chagas, Thiago Luís Cavalcanti Calabria
    152-166
  • PRODUÇÃO TEXTUAL NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO ALUNO DO PROEJA POR MEIO DE PROJETOS DIDÁTICOS

    DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2021v16n1.58804
    Rosana de Oliveira Sá, Linduarte Pereira Rodrigues
    167-177
  • A VARIÁVEL SEXO/GÊNERO EM ESTUDOS SOCIOLINGUÍSTICOS: UM PANORAMA DAS TRÊS ONDAS

    DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2021v16n1.58239
    André Luiz Souza-Silva, Rubens Marques de Lucena
    178-188
  • ANÁLISE INTERLINGUÍSTICA DO RÓTICOS A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DE USO

    DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2021v16n1.58311
    José Rodrigues de Mesquita Neto
    189-201
  • A REPRESENTAÇÃO DO ACUSATIVO NAS FORMAS DOS PARADIGMAS ‘TU’ E ‘VOCÊ’ EM CARTAS DE AMOR DO SÉCULO XX: DO LITORAL AO SERTÃO DE PERNAMBUCO

    DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2021v16n1.58717
    Cleber Ataíde, Antônia Caroline Alves da Silva, Helder Aquino de Melo, Sheila Daniela Alves da Silva
    202-216
  • ESTUDO VARIACIONISTA DA REDUÇÃO DA PREPOSIÇÃO PARA EM MACEIÓ/AL

    DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2021v16n1.58756
    René Alain Santana de Almeida, Alan Jardel de Oliveira
    217-228
  • USO DE ABREVIATURAS EM UM LIVRO DE ASSENTOS DE CASAMENTOS DO SÉCULO XVIII DO SERTÃO DE BAIXO DO RIO SÃO FRANCISCO

    DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2021v16n1.58782
    Lécio Barbosa de Assis, Jorge Augusto Alves da Silva, Vera Pacheco
    229-243
  • UMA ANÁLISE DOS MECANISMOS DE CONCEPTUALIZAÇÃO DO VERBO “CAIR” EM DADOS MULTIMODAIS

    DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2021v16n1.58582
    Hayat Passos, André Lisboa, Beatriz Graça, Maíra Avelar
    244-258
  • O SENTIMENTO DO FALANTE NOS MANUSCRITOS SAUSSURIANOS

    DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2021v16n1.58620
    Aline Vargas Stawinski, Luiza Ely Milano
    259-270