VIDEOGAME, ASSOCIAÇÕES LINGUÍSTICAS E DESORDENS DE MEMÓRIA: ENCONTROS E REVELAÇÕES

Autores

  • Iva Ribeiro Cota Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB
  • Nirvana Ferraz Santos Sampaio Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2021v16n2.58810

Palavras-chave:

Videogame. Associações Linguísticas. Desordens de memória.

Resumo

Este artigo apresenta um recorte de dados advindos do acompanhamento longitudinal de um sujeito com desordens de memória após evento neurológico com o objetivo de analisar os efeitos que os jogos de videogame proporcionam na interação linguística nesse contexto, explorando os estímulos para o processo de rememoração e discutindo as implicações de usos de tais jogos como recurso favorável à constituição do processo de enunciação, significação e ação verbal. A pesquisa baseia-se em um rigor metodológico não experimental com foco na singularidade dos dados, por meio das abordagens quanti e qualitativa e sublinha práticas que desencadeiam situações enunciativo-discursivas que trazem estímulos para o processo de rememoração por meio de ação e produção em sentido.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Iva Ribeiro Cota, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Doutoranda em Linguística pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB); Mestra em Linguística (UESB); Especialista em Linguística (UESB); Psicopedagogia (FACINTER); Linguagem, códigos e suas tecnologias (FACINTER); Docência no ensino superior (Fundação Novo Milênio) e Licenciada em Letras com habilitação em Português / Inglês pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Desenvolve pesquisa no âmbito da sub-área de Neurolinguística.Tem experiência na área de Linguística, Neurolinguística e Ensino de Língua Materna e Língua Estrangeira. É Membro da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa.

Nirvana Ferraz Santos Sampaio, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas; Professora plena do Departamento de Estudos Linguísticos e Literários na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-UESB; Professora do Programa de Pós Graduação em Linguístca da UESB; Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Estudos da Língua(gem) (CNPq/UESB) e Líder do Grupo de Pesquisa e Estudo em Neurolinguística (CNPq/UESB). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Neurolinguística, Lexicologia e Análise Linguística. Atuando principalmente nos seguintes temas: linguística, terminologia, afasia, linguagem e memória.

Downloads

Publicado

2021-12-10

Como Citar

Ribeiro Cota, I. ., & Ferraz Santos Sampaio, N. . (2021). VIDEOGAME, ASSOCIAÇÕES LINGUÍSTICAS E DESORDENS DE MEMÓRIA: ENCONTROS E REVELAÇÕES . PROLÍNGUA, 16(2), 246–255. https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2021v16n2.58810