A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE PORTUGUÊS PARA ESTRANGEIROS EM FOCO
Revisitando a produção acadêmica na área
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2024v19n1.69500Palavras-chave:
Português para Estrangeiros; Formação de Professores, Produção Acadêmica, Professores de Português para Estrangeiros.Resumo
Este artigo discute o estado atual da produção acadêmica sobre a área de Ensino de Português para Estrangeiros, em especial, no que diz respeito às relações explícitas das pesquisas com a formação docente especializada. Para isso, se apoia em contribuições que discutem a expansão da área (ALMEIDA FILHO, 2011; LUNA, 2012); a formação de professores (ALARCÃO, 1996; SHULMAN, 1986; ALARCÃO, 1996; NÓVOA, 1992, 2019; GATTI, 2010); e a formação de professores de português para estrangeiros (MONROIG, 1992; MADRID, 2004; BIZARRO, 2012). O artigo atualiza dados de pesquisa com mesmo foco (RIBEIRO; RIBEIRO; BAPTISTA, 2016) que revelou que, embora a área venha se consolidando e ganhando espaço, a produção acadêmica se mostrava ainda tímida. Com o objetivo de discutir o lugar da formação docente na área através do mapeamento das tendências das pesquisas constantes do catálogo de teses e dissertações disponível no Portal da CAPES, ampliou o período das publicações investigadas até 2022. Metodologicamente, inspira-se nos princípios das “pesquisas denominadas estado da arte” (FERREIRA, 2002) e organiza os dados a partir da afinidade temática. Daí resultaram como categorias: estudos linguísticos, culturais e/ou estudos sobre ensino-aprendizagem; estudos sobre políticas educacionais e ações afirmativas, e de viés historiográfico; e estudos sobre formação de professores de português para estrangeiros. A conclusão aponta que a formação de professores ainda é pouco contemplada pela produção acadêmica e indica que esta se pulveriza e se distancia dos primeiros marcos que caracterizam a área, aproximando-a de outras áreas antes aparentemente de pouco interesse ou incompatíveis.