A MULTIMODALIDADE E AS MÚLTIPLAS SEMIOSES DO DIZER: A (DES)CONSTRUÇÃO DE SENTIDO EM UM ANÚNCIO PUBLICITÁRIO DO MEC
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2019v14n2.48676Abstract
Este artigo tem como objetivo tecer reflexões sobre as contribuições das multissemioses para a (des)construção de sentido no gênero publicitário multimodal, a partir dos estudos sobre os multiletramentos e os novos letramentos, que compreendem o uso de múltiplas linguagens, de diversos formatos e gêneros presentes em nosso dia a dia. Para tanto, selecionamos um anúncio publicitário digital do Governo Federal, da atual gestão 2019-2022, publicado pelo Ministério da Educação (MEC) em suas redes sociais, com vistas a explicitar como a produção de sentidos é construída na propaganda, procurando apresentar uma postura crítica em relação às ações e às dominações sociais existentes, a partir de uma breve análise da linguagem multimodal. Autores como Kress e van Leeuwen (1996), Kress (2003), Knobel e Lankshear (2003, 2006, 2007), Cope e Kalantzis (2009), Dionísio (2008), Rojo e Moura (2019), Bourdieu e Boltanski (2008), dentre outros, dão suporte à discussão. Concluímos que a presença das múltiplas semioses que integram os textos contemporâneos, e, mais especificamente, o gênero publicitário possibilita a veiculação massificada de discursos intencionalmente articulados que nos convidam à reflexão e ao exercício de práticas de leitura crítica, na escola de fora dela, sendo o letramento multimodal uma possiblidade para ampliação dos (multi)letramentos, já que acionam no indivíduo mecanismos de leitura que extrapolam a materialidade do texto.