PRODUÇÃO DE TEXTO NA AULA DE LÍNGUA MATERNA: IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DOCENTE

Autores/as

  • Fábio Pessoa da SILVA UEPB/DLE/CH

Resumen

O ensino de língua materna requer do professor uma prioridade no trabalho com textos, tanto para leitura quanto para produção. Esta última deve contemplar a variedade dos gêneros textuais em circulação nas diferentes situações sociocomunicativas, tendo em vista esses gêneros materializarem as ações de linguagem imputáveis a um agente-produtor, num dado contexto de uso da língua. Este trabalho traz uma breve análise sobre as atividades de produção textual que seis professores de língua portuguesa do ensino fundamental, nono ano, dizem oferecer aos alunos em sala de aula. Nossas discussões são fundamentadas na teoria do Interacionismo Sociodiscursivo, que entende os textos como ações de linguagem materializadas linguisticamente sob a forma de gêneros de textos, os quais são megainstrumentos que moldam as práticas sociais de linguagem. Ainda fazemos uma breve exposição sobre a formação docente dos professores de língua materna e suas implicações no ensino da escrita em contexto escolar.

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Publicado

2013-02-20

Cómo citar

SILVA, F. P. da. (2013). PRODUÇÃO DE TEXTO NA AULA DE LÍNGUA MATERNA: IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DOCENTE. PROLÍNGUA, 5(2). Recuperado a partir de https://periodicos.ufpb.br/index.php/prolingua/article/view/15311

Número

Sección

Artigos