DA PROSÓDIA À ESCRITA E DA ESCRITA À FALA

Autores/as

  • Sonia Sellin Bordin UNICAMP

Resumen

Este estudo apresenta reflexões sobre a relação fala, leitura e escrita a partir da avaliação e acompanhamento fonoaudiológico longitudinal, entre 2006 e 2011, de uma criança que começa a falar com quase cinco anos de idade e se apresentava, antes disso, apenas na entonação da língua do português brasileiro. Tal proposta acontece sob a perspectiva da Neurolinguística Discursiva que concebe a língua, o discurso, o cérebro/mente como construtos humanos históricos que se relacionam, bem como diferentes estudos realizados na área envolvendo a relação do eixo fala, da leitura e da escrita com sujeitos afásicos e crianças. As atividades envolvendo fala, leitura, desenhos e escrita realizadas com a criança em seu acompanhamento fonoaudiológico, despertaram nela o interesse pela escrita, ao mesmo tempo, em que teve início seu processo de fala, o que acabou por revelar o trânsito existente entre essas linguagens.

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Publicado

2014-06-03

Cómo citar

Bordin, S. S. (2014). DA PROSÓDIA À ESCRITA E DA ESCRITA À FALA. PROLÍNGUA, 8(2). Recuperado a partir de https://periodicos.ufpb.br/index.php/prolingua/article/view/19326

Número

Sección

Artigos