PRÁTICAS LEITORAS E O USO DO INFOGRÁFICO: DA MULTIMODALIDADE AOS MULTILETRAMENTOS
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2019v14n2.48586Resumen
A infografia configura-se como um meio de informação utilizado cada vez mais em jornais, revistas e sites de notícias. Diante disso, este trabalho tematiza a experiência de leitura de um infográfico enquanto gênero discursivo multimodal no contexto escolar. O objetivo é analisar uma prática de leitura a partir de um exercício de aplicação de um texto multimodal no 2º ano do ensino médio de uma escola pública. O marco teórico do estudo é constituído por conceitos relacionados aos gêneros do discurso (BAKHTIN, 2016), ao letramento (LEMKE, 2010; RIBEIRO, 2011, 2016), à multimodalidade discursiva (KRESS; van LEEUWEN, 2001, 2006; DIONÍSIO, 2011, 2013) e à pedagogia dos multiletramentos (COPE; KALANTZIS, 2000; ROJO, 2009, 2012, 2013). Trata-se de um estudo exploratório realizado mediante pesquisa-ação, de cunho qualitativo e quantitativo. A hipótese é de que a utilização de infográfico como um dos gêneros discursivos multimodais promove de forma eficaz o desenvolvimento dos multiletramentos nos alunos, ampliando suas competências leitoras e os aproximando de situações sociodiscursivas próprias do seu cotidiano.