OS GÊNEROS DIGITAIS NA BNCC E AS POTENCIALIDADES DO VÍDEO-MINUTO
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2019v14n2.48835Resumen
As novas tecnologias envolvem o ser humano e revolucionam os métodos de ensino-aprendizagem. Logo, o ambiente escolar, associado a um bom planejamento e a educadores qualificados, torna possível ações de inclusão e letramento digital de alunos e professores. A partir de uma revisão bibliográfica, percebe-se que o uso das mídias na educação proporciona aos alunos aprofundar o conhecimento através de pesquisas e buscas que trarão novas compreensões de mundo, como o uso pedagógico de celulares, computadores, internet e outras tecnologias presentes no dia-a-dia, mas que, na escola, podem ser mediadas por educadores na construção de conhecimento, inclusive na disciplina de Língua Portuguesa, a partir de uma concepção de linguagem que tem como base a interação. Para tanto, o trabalho focado em gêneros discursivos, conforme indica documentos de orientação, como a Base Nacional Comum Curricular – BNCC, abrangendo também os gêneros digitais, é de grande relevância. Dentre esses, o gênero vídeo-minuto merece destaque diante de suas potencialidades de uso tanto no campo artístico-literário quanto de práticas de estudo e pesquisa.