O ESTATUTO E AS CRENÇAS DE ESTUDANTES DO PEC-G EM RELAÇÃO À LINGUA PORTUGUESA: “O PORTUGUÊS É MUITO IMPORTANTE”

Autores/as

  • Socorro Cláudia Tavares de Sousa
  • Maria Erotildes Moreira e Silva Secretaria de Educação do Estado do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2020v15n1.51889

Palabras clave:

Língua Portuguesa, Crenças, Estatuto, Política Linguística

Resumen

O presente artigo tem como objetivo investigar o estatuto e as crenças relacionadas à língua portuguesa de participantes do Programa de Estudantes do Convênio de Graduação (PEC-G), provenientes de quatro países que têm como língua oficial o português - Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Para isso, utilizamos o corpus do Projeto Variação e Processamento da Fala e do Discurso: análises e aplicações (PROFALA) e enfocamos a resposta do questionário relacionada à importância da língua portuguesa para esses colaboradores. Como suporte teórico do trabalho, adotamos a noção multidimensional de política linguística de Spolsky (2004, 2009, 2012). Na análise qualitativa dos dados, evidenciamos que o português é valorado positivamente pelos estudantes por ser a língua oficial; por se constituir como um elo de integração instrumento de comunicação entre os diferentes grupos em seus países de origem e entre os países de língua oficial portuguesa; por ser língua de trabalho em seus respectivos países; e por se constituir como língua materna de alguns colaboradores.

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Biografía del autor/a

Socorro Cláudia Tavares de Sousa

Doutora em Linguística pela Universidade Federal do Ceará e Professora do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Universidade Federal da Paraíba.

Publicado

2020-10-26

Cómo citar

Tavares de Sousa, S. C., & Moreira e Silva, M. E. (2020). O ESTATUTO E AS CRENÇAS DE ESTUDANTES DO PEC-G EM RELAÇÃO À LINGUA PORTUGUESA: “O PORTUGUÊS É MUITO IMPORTANTE”. PROLÍNGUA, 15(1), 1–15. https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2020v15n1.51889