O ESTATUTO E AS CRENÇAS DE ESTUDANTES DO PEC-G EM RELAÇÃO À LINGUA PORTUGUESA: “O PORTUGUÊS É MUITO IMPORTANTE”
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2020v15n1.51889Palabras clave:
Língua Portuguesa, Crenças, Estatuto, Política LinguísticaResumen
O presente artigo tem como objetivo investigar o estatuto e as crenças relacionadas à língua portuguesa de participantes do Programa de Estudantes do Convênio de Graduação (PEC-G), provenientes de quatro países que têm como língua oficial o português - Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Para isso, utilizamos o corpus do Projeto Variação e Processamento da Fala e do Discurso: análises e aplicações (PROFALA) e enfocamos a resposta do questionário relacionada à importância da língua portuguesa para esses colaboradores. Como suporte teórico do trabalho, adotamos a noção multidimensional de política linguística de Spolsky (2004, 2009, 2012). Na análise qualitativa dos dados, evidenciamos que o português é valorado positivamente pelos estudantes por ser a língua oficial; por se constituir como um elo de integração e instrumento de comunicação entre os diferentes grupos em seus países de origem e entre os países de língua oficial portuguesa; por ser língua de trabalho em seus respectivos países; e por se constituir como língua materna de alguns colaboradores.