PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA (PLE) NA CHINA: REFLEXÕES TEÓRICAS E PRÁTICAS SOBRE O LUGAR DA GRAMÁTICA NO ENSINO-APRENDIZAGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA

Autores/as

  • Xiang Zhang Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2020v15n1.52199

Palabras clave:

Português Língua Estrangeira (PLE), China, Ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras, Gramática

Resumen

O presente artigo objetiva apresentar ao mundo da língua portuguesa o panorama geral do ensino-aprendizagem de Português Língua Estrangeira (PLE) na China, onde a presença da língua e cultura portuguesa tem sido cada vez mais expressiva no âmbito de cursos de graduação em Línguas Estrangeiras (LEs) nas ultimas duas décadas. A partir da experiência pedagógica e no posicionamento de um professor de PLE em formação, o autor reflete o lugar da gramática no contexto de PLE, investiga os sentidos da gramática e métodos de ensino de línguas estrangeiras, propostos pelos pesquisadores da área (TRAVAGLIA, 2005; LEFFA, 1988), e particularmente evidenciados nos livros didáticos de PLE para chineses, por fim, ressalta a relevância de professores repensarem como ensinar a gramática nas aulas de PLE para que os alunos chineses possam interagir com a língua portuguesa de forma mais adequada e eficaz. Assim promove uma melhor formação de talentos de língua e cultura portuguesas no espaço asiático e mais interações entre a China e os países de língua portuguesa.

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Publicado

2020-10-26

Cómo citar

Zhang, X. (2020). PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA (PLE) NA CHINA: REFLEXÕES TEÓRICAS E PRÁTICAS SOBRE O LUGAR DA GRAMÁTICA NO ENSINO-APRENDIZAGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA. PROLÍNGUA, 15(1), 82–93. https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2020v15n1.52199