ENSINO DE PORTUGUÊS DO BRASIL PARA HISPÂNICOS: A INTERLÍNGUA COMO POSSIBILIDADE DE INTERAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2020v15n1.52202Palabras clave:
Interlíngua, Português do Brasil para Hispânicos, Língua Adicional, Ensino de Segunda LínguaResumen
O artigo relata a experiência de ensino de Português do Brasil para Hispânicos. Objetiva mostrar como se processam em sala de aula as possibilidades de adequações sociocomunicativas a partir do uso da interlíngua, com base na metodologia de tarefas sobre trocas Espanhol-Português acionadas na interação. Propõe-se, também, o Português do Brasil como Língua Adicional, inserindo-a como uma forma acionar possibilidades de distinguir semelhanças e diferenças, disso decorrendo o desenvolvimento de habilidades sociolinguísticas. Utiliza a Linguística Aplicada ao Ensino como referencial teórico-conceitual, com base em pesquisadores como Celada (2000), González (1994), Kulikowski e González (1999), Kumaravadivelu (1994), Leffa (2012), Schoffen (2009) e Schön (2000). Conclui que o uso da interlíngua em turmas de Português do Brasil para Hispânicos, por meio de tarefas, é um facilitador de aprendizagem e de desenvolvimento de competências nos diversos contatos com brasileiros.