OS ERROS DE PONTUAÇÃO DE REDAÇÕES NOTA MIL DO ENEM À LUZ DA HIPÓTESE DA PROSÓDIA IMPLÍCITA E DA FONOLOGIA PROSÓDICA

Autores/as

  • Virgínia Silveira Baldow Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Alcione Santos Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Vera Pacheco

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2020v15n2.54867

Palabras clave:

Vírgula. Prosódia Implícita. Fonologia Prosódica. Escrita. Leitura.

Resumen

Este artigo objetiva discutir usos não-convencionais de vírgulas em redações nota mil do ENEM à luz dos pressupostos teóricos da Fonologia Prosódica e da Hipótese da Prosódia Implícita. Com a discussão empreendida, defendemos que o uso não-convencional da vírgula pelos escreventes apresenta regularidades prosódicas que podem ser guiadas pela organização mental da prosódia da fala de que dispõem os falantes que é, de algum modo, projetada para a escrita, fato que também explica as razões pelas quais os avaliadores não se aperceberam das incorreções nos textos investigados.  Os resultados mostraram que, embora o uso da vírgula seja associado, em geral, a fatos sintáticos, ela pode atuar como um marcador prosódico, delimitador fronteiras de frases entoacionais.

Palavras-chave: vírgula; prosódia implícita; fonologia prosódica; escrita; leitura. 

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Biografía del autor/a

Virgínia Silveira Baldow, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Professora da Área de Metodologia e Prática de Ensino da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Publicado

2021-02-12

Cómo citar

Virgínia Silveira Baldow, Santos, A., & Vera Pacheco. (2021). OS ERROS DE PONTUAÇÃO DE REDAÇÕES NOTA MIL DO ENEM À LUZ DA HIPÓTESE DA PROSÓDIA IMPLÍCITA E DA FONOLOGIA PROSÓDICA. PROLÍNGUA, 15(2), 242–256. https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2020v15n2.54867