OS ERROS DE PONTUAÇÃO DE REDAÇÕES NOTA MIL DO ENEM À LUZ DA HIPÓTESE DA PROSÓDIA IMPLÍCITA E DA FONOLOGIA PROSÓDICA
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2020v15n2.54867Palabras clave:
Vírgula. Prosódia Implícita. Fonologia Prosódica. Escrita. Leitura.Resumen
Este artigo objetiva discutir usos não-convencionais de vírgulas em redações nota mil do ENEM à luz dos pressupostos teóricos da Fonologia Prosódica e da Hipótese da Prosódia Implícita. Com a discussão empreendida, defendemos que o uso não-convencional da vírgula pelos escreventes apresenta regularidades prosódicas que podem ser guiadas pela organização mental da prosódia da fala de que dispõem os falantes que é, de algum modo, projetada para a escrita, fato que também explica as razões pelas quais os avaliadores não se aperceberam das incorreções nos textos investigados. Os resultados mostraram que, embora o uso da vírgula seja associado, em geral, a fatos sintáticos, ela pode atuar como um marcador prosódico, delimitador fronteiras de frases entoacionais.
Palavras-chave: vírgula; prosódia implícita; fonologia prosódica; escrita; leitura.