A DINÂMICA DE GRUPO NO ENSINO DA ORALIDADE

Auteurs-es

  • Lucilene Hotz Bronzato

Résumé

A escola pode, independentemente de suas possibilidades físicas ou tecnológicas, investir no ensino da oralidade como instrumento para aquisição da cidadania. Para isso, os professores devem legitimar a fala cotidiana dos alunos como objeto de ensino sistemático de aspectos inerentes à oralidade como: saber ouvir, aprender a fazer-se ouvir, pensar para falar, saber inserir a voz do outro na própria fala, ter autonomia, ter clareza, ter postura, ser polido, enfim, uma gama imensa de aprendizados necessários a qualquer gênero, mas principalmente a qualquer pessoa. Para se trabalhar os aspectos da oralidade independentemente do gênero, é também importante ter em mente que a língua só funciona em situações de uso contextualizado. E uma das formas de se contextualizar as várias atividades no uso da linguagem (a produção oral, a produção escrita, a leitura e a compreensão) é usando o recurso das dinâmicas de grupo.

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Comment citer

Bronzato, L. H. (2012). A DINÂMICA DE GRUPO NO ENSINO DA ORALIDADE. PROLÍNGUA, 3(1). Consulté à l’adresse https://periodicos.ufpb.br/index.php/prolingua/article/view/13421

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