PROPAGANDAS IMPRESSAS, EDUCAÇÃO E LEITURA

Auteurs-es

  • Evelize M. M. C. Reis UNITAU

Résumé

O presente trabalho objetiva discutir as concepções de leitura, tomando-as como ponto de partida para a análise do gênero discursivo propaganda, à luz da perspectiva interacional defendida por Orlandi. Esta pesquisa pretende refletir sobre a importância desse gênero dentro do processo de ensino, para a formação de um leitor proficiente. Para a efetivação deste trabalho foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre o tema, e, em seguida, a análise de duas propagandas impressas de um mesmo produto, porém de diferentes marcas. Ambas expressam, em sua materialidade discursiva, as características do gênero. A escolha desse gênero discursivo deve-se a sua popularidade e por ele estar amplamente incorporado às práticas de leitura desenvolvidas na escola atualmente. A análise desse corpus possibilitou verificar as várias leituras possíveis, a presença de diferentes vozes que permeiam esse discurso. Podemos concluir que explorar tal gênero em sala de aulas, proporciona o desenvolvimento do pensamento crítico, condição essencial para a formação de um sujeito-cidadão leitor. Se, portanto, pensamos em um ensino de qualidade, temos que priorizar a formação leitora que se realiza por meio de gêneros discursivos variados, dentre eles a propaganda impressa.

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Publié-e

2013-02-21

Comment citer

Reis, E. M. M. C. (2013). PROPAGANDAS IMPRESSAS, EDUCAÇÃO E LEITURA. PROLÍNGUA, 5(2). Consulté à l’adresse https://periodicos.ufpb.br/index.php/prolingua/article/view/15316

Numéro

Rubrique

Artigos